Epidemiologia I
Objectives
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
Definir epidemiologia; Enumerar pelo menos 2 marcos históricos do desenvolvimento da epidemiologia; Descrever os pressupostos do método epidemiológico; Identificar os 3 componentes da tríade epidemiológica; Enumerar pelo menos 3 aplicações da epidemiologia nas ciências da saúde; Descrever as principais características do desenho dos ensaios clínicos, ensaios comunitários, ensaios de campo, estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo, estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; Discutir pelo menos um viés dos ensaios clínicos, comunitários e de campo, estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte; Calcular, interpretar e aplicar medidas de prevalência, incidência e associação; Analisar o valor do estudo e dos seus resultados em relação ao pensamento epidemiológico causal; Identificar as questões éticas dos estudos epidemiológicos.
General characterization
Code
57880021
Credits
4
Responsible teacher
Inês Santos Estevinho Fronteira
Hours
Weekly - Available soon
Total - Available soon
Teaching language
Português
Prerequisites
Available soon
Bibliography
Teaching method
Available soon
Evaluation method
Available soon
Subject matter
I.Introdução à Epidemiologia: definição, evolução histórica, método epidemiológico e aplicações da epidemiologia
II.Estudos epidemiológicos: taxonomia, estudos experimentais; estudos observacionais, principais IGNOREes de vieses, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo
III.Medidas de prevalência e incidência: definição, cálculo e interpretação da incidência pessoas-tempo, incidência cumulativa e prevalência
IV.Medidas de associação: definição, cálculo e interpretação de risco relativo, odds ratio, razão de riscos e fracção atribuível
V.Causalidade em epidemiologia: pensamento causal e a sua evolução, orientações de causalidade de Bradford Hill, causa necessária, suficiente e componente, desenho do estudo e discernimento causal
VI.Questões éticas e legais em epidemiologia: princípios éticos, consentimento informado, ocaso dos estudos experimentais