Métodos quantitativos e qualitativos

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1.Identificar as etapas do planeamento e da realização de um projecto de investigação.
2.Formular questões de investigação e hipóteses testáveis.
3.Delinear um estudo para testar as hipóteses propostas, utilizando um desenho adequado, definindo o tamanho da amostra e a recolha dosdados.
4.Conhecer os princípios subjacentes à concepção e selecção de um processo de amostragem.
5.Saber retirar conclusões a partir dos resultados da análise de dados, usando tabelas apropriadas ao tipo de dados.
6.Reconhecer as características dosdiferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças conceptuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos.
7.Compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa.
8.Conhecer os diferentes tipos de estudos qualitativos.
9.Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de informação em estudos qualitativos.
10.Desenvolver competências que conduzam à realização de investigações qualitativas

General characterization

Code

5789002

Credits

3

Responsible teacher

Maria do Rosário O. Martins

Hours

Weekly - Available soon

Total - Available soon

Teaching language

Português

Prerequisites

Bibliography

Teaching method

Available soon

Evaluation method

Subject matter

I.As principais etapas de uma investigação em saúde
II.Princípios subjacentes a um estudo quantitativo
III.Questão de Investigação e formulação de hipóteses
IV.Amostragem aleatória simples, por conglomerados, dimensão da amostra e efeitos de desenho.
V.Questões éticas
VI.A concepção de um Inquérito
VII.Logística da Recolha de dados
VIII.Análise da base de dados
IX.Distinção entre estudos quantitativos e qualitativos em saúde.
X.Métodos qualitativos: Definição, princípios conceptuais básicos e contextos de aplicação
XI.Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos. Ética
XII.Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação
XIII.Técnicas de recolha de dados: Entrevistas; grupos focais; observação; análise documental
XIV.Planeamento e organização da recolha de dados. Papel do entrevistador/ moderador
XV.Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Redacção de uma investigação qualitativa
XVI.Apresentação dos resultados de um estudo quantitativo e qualitativo

Programs

Programs where the course is taught: