Saúde Global, Saúde das Populações e Determinantes Sociais

Objectives

Desenvolver aptidões para:
o Participar em debates sobre o conceito e a pratica de saúde global;
o Discutir os principais temas abordados pela saúde global, in particular os determinantes sociais e económicos assim que as ligações com o modelo económico, mudanças climáticas e a transição ecológica
o Identificar as oportunidades para melhorar a capacidade de medição da saúde global
o Conhecer os principais intervenientes na saúde global e as principais iniciativas globais em saúde.
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Explicar brevemente a desenvolvimento histórico da saúde global do seculo XIII ao colonialismo até à saúde global. Delinear o conceito de saúde planetária versus saúde global
2. Explicar as ligações entre a globalização e a saúde global no modelo económico vigente e propor opções para responder aos desafios planetários e globais. Compreender a evolução dos fatores determinantes da saúde dos povos e as implicações desta evolução para as estratégias da saúde. Sintetizar os conceitos de determinantes socio-eco-corporativo-ambientais da saúde. Compreender a diferencia entre abordagem de alto resgo e abordagem populacional.
3. Analisar questões globais de potencial preocupação ética e identificar quais som os atores ausentes da saúde global atual. Compreender os horizontes temporais necessários para as mudanças sociais.
4. Explicar os conceitos de blocos de construção de sistemas de saúde, funções essenciais de saúde pública e bens públicos globais num contexto determinado. Compreender o papel essencial dos recursos humanos em saúde e os desafios para melhorar a situação global. Delinear os principais passos para a cobertura universal dos cuidados de saúde.
5. Utilizar o exemplo das negociações TRIPS para ilustrar a necessidade da diplomacia, de ações interdisciplinares com participação ampla dos cidadãos.
6. Compreender os conceitos de doença infeciosa, epidemia, endemicidade, força de infeção, doenças emergentes e doenças com potencial pandêmico, tendências, distribuição e fatoresque determinam o peso global das doenças infeciosas. Reconhecer doenças novas e emergentes, suas causas, evolução ao longo do tempo e espaço e “hotspots” e estar familiarizado com fatores que são usados para priorizar doenças emergentes e compreender as diferentes fases e ações de gestão de riscos.
7. Reconhecer a ameaça de resistência ao antimicrobiano (AMR) e ser capaz de desenhar um plano contra a AMR.
8. Descrever a evolução da arquitetura da saúde global. Identificar as várias categorias de atores. Discutir as variações nos objetivos e contribuições desses atores.
9. Delinear potenciais determinantes socio-económico-corporativos da obesidade e os principais determinantes das Doenças Não Transmissíveis.
10. Conhecer os objetivos, funções e contribuições dos principais atores institucionais na área da saúde global. Descrever a evolução da arquitetura da saúde global. Discutir as variações nos objetivos e contribuições desses atores.

General characterization

Code

5789004

Credits

3

Responsible teacher

Thierry Mertens

Hours

Weekly - Available soon

Total - Available soon

Teaching language

Português

Prerequisites

Bibliography

Teaching method

Available soon

Evaluation method

Available soon

Subject matter

I. Principais conceitos da prática da saúde global –Thierry Mertens;
II. Introdução aos determinantes sociais dos problemas de saúde –Thierry Mertens;
III. Estratégias para a cobertura universal e os cuidados primários –Luís Lapão e Thierry Mertens;
IV. Transições ligadas a globalização e implicações para a Saúde –Thierry Mertens;
V. Persistência das doenças infeciosas no mundo: carga das doenças infeciosas, tendências evolutivas, distribuição e principais determinantes e desafios, com uma particular ênfase nas doenças compotencial pandémico –Ana Abecasis e Thierry Mertens.
VI. Organização, objetivos e impacto das principais iniciativas globais de saúde –Isabel Craveiro e Thierry Mertens;
VII. Doenças não transmissíveis e medidas para reverter a epidemia existente –Cláudia Conceição;
VIII. Objetivos, funções e contribuições dos principais atores institucionais na área dasaúde global –Gilles Dussault.

Programs

Programs where the course is taught: