Epidemiologia

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1.Definir epidemiologia.
2.Enumerar pelo menos dois marcos históricos que contribuíram para o desenvolvimento da epidemiologia.
3.Descrever os pressupostos do método epidemiológico.
4.Identificar os três componentes da tríade epidemiológica.
5.Enumerar pelo menos três aplicações da epidemiologia nas ciências da saúde.
6.Descrever as principais características do desenho e identificar vantagens e desvantagens dos ensaios clínicos, comunitários e de campo.
7.Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos ensaios clínicos, ensaios comunitários e ensaios de campo.
8.Discutir pelo menos um viés dos ensaios clínicos, comunitários e de campo.
9.Descrever as principais características do desenho e identificar vantagens e desvantagens dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte.
10.Identificar pelo menos uma vantagem e uma desvantagem dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte.
11.Discutir pelo menos um viés dos estudos ecológicos, transversais, caso-controlo e de coorte.
12.Calcular, interpretar e aplicar medidas de prevalência e incidência.
13.Calcular, interpretar e aplicar medidas de associação.
14.Analisar o valor de cada desenho de estudo e dos seus resultados em relação ao pensamento epidemiológico causal.
15.Identificar as questões éticas que emergem de estudos epidemiológicos.

General characterization

Code

5789105

Credits

4

Responsible teacher

Inês Santos Estevinho Fronteira

Hours

Weekly - Available soon

Total - Available soon

Teaching language

Português

Prerequisites

Available soon

Bibliography

Teaching method

Evaluation method

Subject matter

Módulo I: Introdução à Epidemiologia:definição, evolução histórica, método epidemiológico eaplicações da epidemiologia
Módulo II: Estudos epidemiológicos: taxonomia dos estudos epidemiológicos, estudos experimentais (ensaios clínicos, comunitários e de campo); estudos observacionais (ecológicos, transversais, caso controlo e coorte), principais IGNOREes de viéses dos diferentes tipos de estudos, vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo.
Módulo III: Medidas de prevalência e incidência: definição, cálculo e interpretação da incidência pessoas-tempo, incidência cumulativa e prevalência.
Módulo IV: Medidas de associação: definição, cálculo e interpretação de risco relativo, odds ratio, razão de riscos e fracção atribuível. Diferença entre risco relativo e razão de risco e entre risco relativo e odds ratio.
Módulo V: Causalidade em epidemiologia: pensamento causal e a sua evolução ao longo da história da epidemiologia, orientações de causalidade de Bradford Hill, causa necessária, suficiente e componente, valor do desenho do estudo epidemiológico no discernimento causal.
Módulo VI: Questões éticas e legais em epidemiologia:princípios éticose a sua influência no pensamento e desenho dos estudos epidemiológicos, consentimento informado em epidemiologia, o caso dos estudos experimentais

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