Avaliação em saúde
Objectives
Esta unidade curricular visa promover a formação de pesquisadores/profissionais na investigação e avaliação das intervenções/program as de saúde que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito de trabalho.No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1.Conhecer e adequar os tipos de avaliação e abordagens metodológicas em função da complexidade das intervenções e diversidade contextual. 2.Efectuar uma revisão sistemática da documentação do programa complementada pela literatura para modelar ações avaliadas. 3.Realizar técnicas de consenso na construção e validação de critérios e medidas; 4.Planejar e executar projectos de avaliação institucionais ou comunitários; 5.Compreender, sistematizar, julgar e comunicar resultados de sua avaliação a diferentes audiências; 6.Adoptar na prática profissional os padrões normativos e éticos que devem orientar as pesquisas avaliativas. 7.Facilitar/promover o uso da avaliação para a melhoria das intervenções.
General characterization
Code
827007
Credits
5
Responsible teacher
Zulmira Hartz
Hours
Weekly - 26
Total - Available soon
Teaching language
Inglês e Português
Prerequisites
Bibliography
Teaching method
Evaluation method
Subject matter
I.Conceitos e métodos de avaliação Conceitos, caracterização e contextualização das intervenções em saúde Tipos de avaliação normativa e pesquisa avaliativaConceito e parâmetros de meta-avaliação II.Etapas da Avaliação I Identificação e envolvimento dos interessados na avaliação Representação lógica dos componentes do programa Procedimentos na identificação e seleção das perguntas avaliativas Importância de orientar a avaliação aos principais usuários III.Etapas da Avaliação II Métodos e técnicas de coleta e análise de dados; Plano de avaliação Julgamento devalor do programa Disseminação e uso das lições aprendidas VI.Prática profissional em avaliação Cultura de avaliação ou “mainstreaming evaluation” Os papéis dos avaliadores internos e externos Competências do avaliador Dificuldades éticas encontradas no processo de avaliação