Métodos de investigação qualitativa em saúde
Objectives
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1.Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças conceptuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos; compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa. 2.Conhecer os diferentes desenhos de estudos qualitativos;formular questões e objetivos de investigação; conhecer as técnicas de amostragem 3.Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de dados em estudos qualitativos 4.Compreender o planeamento dos aspetos logísticos da recolha de dados, incluindo o papel do entrevistador/moderador. 5.Conhecer as principais técnicas de análise de dados em investigação qualitativa; 6.Desenvolver competências que conduzam à realização de investigação utilizando as metodologias qualitativas.
General characterization
Code
827011
Credits
4
Responsible teacher
Isabel Craveiro
Hours
Weekly - 32
Total - Available soon
Teaching language
Inglês e Português
Prerequisites
Bibliography
Teaching method
Evaluation method
Subject matter
I.Caracterização e distinção dos diferentes paradigmas de investigação em saúde (estudos quantitativos vs. estudos qualitativos) II.Métodos qualitativos -suas orientações teóricas, utilidade e contextos de aplicação. III.Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tiposde estudos. Ética na investigação qualitativa. IV.Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação; elaboração das questões de investigação e os objetivos do estudo.Diferentes tipos de técnicas de amostragem. V.Técnicas de recolha de dados. Algumas das principais técnicas de recolha de dados qualitativos. Exemplos. Exercícios.