HIV e SIDA

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1.Conhecer as características da família Retroviridae, incluindo as particularidades dos retrovírus humanos e suas patologias.
2.Descrever os vírus da imunodeficiência humana (HIV) e as fases do seu ciclo replicativo.
3.Interpretar as relações filogenéticas entre os vírus da imunodeficiência dos Primatas e inferir sobre a origembiológica de HIV-1 e HIV-2.
4.Reconhecer os mecanismos biológicos geradores de variabilidade genética nos retrovírus e suas consequências.
5.Descrever a história natural da infecção pelo HIV, relacionar com a resposta imunitária do hospedeiro e compreender os mecanismos imunopatogénicos da infecção.
6.Interpretar os diferentes algoritmos de diagnóstico/monitorização laboratorial da infecção pelo HIV e seleccionar os testes a realizar segundo as circunstâncias e os objectivos pretendidos.
7.Aplicar, criteriosamente, testes imunoenzimáticos de rastreio (ELISA e testes rápidos) e de confirmação (Westernblot)no diagnóstico laboratorial da infecção pelo HIV-1/-2.

General characterization

Code

9512038

Credits

2

Responsible teacher

João Piedade

Hours

Weekly -

Total - Available soon

Teaching language

Português

Prerequisites

Bibliography

Teaching method

Evaluation method

Subject matter

I.Família Retroviridae. Retrovírus humanos e patologias associadas. Morfologia e organização do genoma. Ciclo replicativo. Os vírus da imunodeficiência humana (HIV).
II.Origem biológica e relações filogenéticas de HIV-1/-2 c om os lentivírus dos Primatas. Transmissão de carácterzoonótico.
III.Variação genética e epidemiologia molecular. Mecanismos biológicos de variabilidade. Quasispecies. Tipos, grupos, subtipos e sub-subtipos do HIV. Vírus-mosaico e formas recombinantes circulantes.
IV.História natural da infecção. Resposta imunitária. Diagnóstico e monitorização labo ratorial: impacto da diversidade genética viral. Terapêutica e resistência aos anti-retrovirais. Testes genotípicos e fenotípicos.
V.Diagnóstico laboratorial da infecção. Algoritmo da OMS. Casos particulares: detecção directa do vírus (PCR, RT-PCR, antigenémia, isolamento viral, detecção da actividade da transcriptase reversa).
VI.Terapêutica e resistência aos antirretrovirais. Monitorização da infeção. Testesgenotípicos e fenotípicos de resistência.