Investigação em Saúde Tropical

Objectives

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Conhecer as fases de um projeto de investigação.
2. Descrever os objetivos dos vários tipos de estudos e precisar as suas características, vantagens e desvantagens. Adequar o tipo de estudo à questão de investigação. Utilizar os princípios da epidemiologia descritiva (tempo, lugar e pessoa). Definir epidemia/surto; criar uma definição de caso. Calcular e interpretar medidas de localização e dispersão, tabelas e gráficos. Conhecer as condições de aplicabilidade dos testes de hipóteses estatísticas e calcular associações/diferenças entre variáveis.
3. Descrever os tipos de amostragem; calcular a dimensão da amostra com base na estimativa da proporção populacional.
4. Discutir diferentes tipos de IGNOREes de dados e instrumentos de recolha de dados, precisando erros a evitar na elaboração de questionários.
5. Descrever as características da investigação com a utilização de entrevistas aprofundadas e entrevistas em grupos.
6. Estar familiarizado com os princípios da ética ligada à biomedicina.

General characterization

Code

9533037

Credits

9

Responsible teacher

Rosa Maria Figueiredo Teodósio

Hours

Weekly - Available soon

Total - Available soon

Teaching language

Inglês e Português

Prerequisites

Bibliography

• Fortin, M. F. (2009). O processo de investigação da concepção à realização. (5ª ed). Camarate: LUSOCIÊNCIA – Edições Técnicas e Científicas, Lda. (obra originalmente publicada em 1996).
• Gordis, L. (2011). Epidemiologia. (4ª ed). Loures: LUSODIDACTA – Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda. (obra originalmente publicada em 2009).
• Hill, M. M., Hill, A. (2005) Investigação por questionário. (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo, Lda.
• Knapp, R.G., Miller, M. C. (1992). Clinical Epidemiology and biostatistics. Ed. Williams and Williams, Baltimore, Maryland.
• Murteira, B. J. F. (1993). Análise exploratória de dados e estatística descritiva. Ed Mc Graw-Hill, Portugal.

Teaching method

A metodologia de ensino inclui:
- Exposição em sala de aula;
- Aulas teórico-práticas com realização de exercícios;
- Tutoriais de trabalhos de utilização de conceitos e esclarecimento de dúvidas.

Evaluation method

A avaliação será feita da seguinte forma:
- trabalhos individuais ou em grupo (30% da nota final)
- prova de avaliação individual final (70% da nota final)

Subject matter

I. Fontes de informação e estratégias de pesquiza. Ética em investigação biomédica.
II. Fases de um projeto de investigação.
III. Estudos observacionais (descritivo, caso controlo, coorte), experimentais e quase-experimentais. Características, vantagens, desvantagens, adequação à questão de investigação. Viés, confundimento e interação.
IV. Amostragem: dimensão; critérios de inclusão e exclusão; amostragem aleatória e não aleatória; erro amostral.
V. 5-Seleção, operacionalização e classificação das variáveis a estudar. Medidas de localização e dispersão Tabelas de frequências; representações gráficas.
VI. Testes de hipóteses estatísticas: hipóteses nula e alternativa; nível de significância. Teste de Qui-quadrado, comparação de populações a partir de amostras independentes e a partir de amostras emparelhadas, ONEWAY ANOVA, correlação e regressão; testes não paramétricos.
VII. A entrevista e o questionário autopreenchido. Entrevista em profundidade, entrevista em grupo e análise de conteúdo.

Programs

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