Investigação em Saúde Tropical
Objectives
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer as fases de um projeto de investigação. 2. Descrever os objetivos dos vários tipos de estudos e precisar as suas características, vantagens e desvantagens. Adequar o tipo de estudo à questão de investigação. Utilizar os princípios da epidemiologia descritiva (tempo, lugar e pessoa). Definir epidemia/surto; criar uma definição de caso. Calcular e interpretar medidas de localização e dispersão, tabelas e gráficos. Conhecer as condições de aplicabilidade dos testes de hipóteses estatísticas e calcular associações/diferenças entre variáveis. 3. Descrever os tipos de amostragem; calcular a dimensão da amostra com base na estimativa da proporção populacional. 4. Discutir diferentes tipos de IGNOREes de dados e instrumentos de recolha de dados, precisando erros a evitar na elaboração de questionários. 5. Descrever as características da investigação com a utilização de entrevistas aprofundadas e entrevistas em grupos. 6. Estar familiarizado com os princípios da ética ligada à biomedicina.
General characterization
Code
9533037
Credits
9
Responsible teacher
Rosa Maria Figueiredo Teodósio
Hours
Weekly - Available soon
Total - Available soon
Teaching language
Inglês e Português
Prerequisites
Bibliography
• Fortin, M. F. (2009). O processo de investigação da concepção à realização. (5ª ed). Camarate: LUSOCIÊNCIA – Edições Técnicas e Científicas, Lda. (obra originalmente publicada em 1996). • Gordis, L. (2011). Epidemiologia. (4ª ed). Loures: LUSODIDACTA – Sociedade Portuguesa de Material Didáctico, Lda. (obra originalmente publicada em 2009). • Hill, M. M., Hill, A. (2005) Investigação por questionário. (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo, Lda. • Knapp, R.G., Miller, M. C. (1992). Clinical Epidemiology and biostatistics. Ed. Williams and Williams, Baltimore, Maryland. • Murteira, B. J. F. (1993). Análise exploratória de dados e estatística descritiva. Ed Mc Graw-Hill, Portugal.
Teaching method
A metodologia de ensino inclui: - Exposição em sala de aula; - Aulas teórico-práticas com realização de exercícios; - Tutoriais de trabalhos de utilização de conceitos e esclarecimento de dúvidas.
Evaluation method
A avaliação será feita da seguinte forma: - trabalhos individuais ou em grupo (30% da nota final) - prova de avaliação individual final (70% da nota final)
Subject matter
I. Fontes de informação e estratégias de pesquiza. Ética em investigação biomédica. II. Fases de um projeto de investigação. III. Estudos observacionais (descritivo, caso controlo, coorte), experimentais e quase-experimentais. Características, vantagens, desvantagens, adequação à questão de investigação. Viés, confundimento e interação. IV. Amostragem: dimensão; critérios de inclusão e exclusão; amostragem aleatória e não aleatória; erro amostral. V. 5-Seleção, operacionalização e classificação das variáveis a estudar. Medidas de localização e dispersão Tabelas de frequências; representações gráficas. VI. Testes de hipóteses estatísticas: hipóteses nula e alternativa; nível de significância. Teste de Qui-quadrado, comparação de populações a partir de amostras independentes e a partir de amostras emparelhadas, ONEWAY ANOVA, correlação e regressão; testes não paramétricos. VII. A entrevista e o questionário autopreenchido. Entrevista em profundidade, entrevista em grupo e análise de conteúdo.