Saúde na Infância e em idate reprodutiva
Objectives
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer os principais problemas de saúde das crianças e jovens em meio tropical; identificar desvios de desenvolvimento e crescimento infantil; ter conhecimento dos cuidados gerais a prestar ao recém-nascido; saber os princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns da criança e adolescente, incluindo urgências e emergências, em países de baixos recursos. 2. Conhecer os principais problemas de saúde da mulher em idade fértil; ter conhecimento de programas de vigilância da gravidez e principais complicações do parto. 3. Conhecer a epidemiologia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo das principais infeções sexualmente transmissíveis. 4. Compreender a abordagem sindromática das IST, as suas vantagens e desvantagens, assim como ser capaz de a aplicar. 5. Desenvolver competências transversais como autonomia e capacidade de pesquisa, treino e desenvolvimento das qualidades de preletor.
General characterization
Code
9533040
Credits
6
Responsible teacher
Luís Manuel Varandas
Hours
Weekly - Available soon
Total - Available soon
Teaching language
Inglês e Português
Prerequisites
Bibliography
• Holmes KK, Sparling PF, Stamm WE et al (2008). Sexually Transmitted Diseases, 4th edition, ed by McGraw- Hill Book Companies, Inc. • Magill AJ, Ryan ET, Hill DR, Solomon T (2013). Hunter’s Tropical Medicine and Emerging Infectious Diseases. 9th ed. Saunders Ltd. • Mandell, Douglas, and Bennett’s (2014). Principles and practice of infectious diseases, 7th ed. Elsevier Inc. • Kliegman RM, Stanton BM, Geme JS, Schor NF (2016). Nelson Textbook of Pediatrics. 20th Ed. Elsevier Inc. • MEDFASH e BASHH (2014). Standards for the management of sexually transmitted infections (STIs). London. • WHO (2007). Training modules for the syndromic management of sexually transmitted infections, 2nd edition. Geneva. • WHO (2013). Guideline: updates on the management of severe acute malnutrition in infants and children. Geneva. • WHO (2013). Pocket book of hospital care for children: guidelines for the management of common childhood illnesses – 2nd ed. Geneva.
Teaching method
O ensino na unidade curricular é composto por aulas teóricas expositivas, com duração máxima de 50 minutos para exposição e discussão; Aulas teórico-práticas com apresentação e discussão de projetos ou experiências, de artigos científicos ou de casos clínicos onde é estimulada maior participação dos alunos; Seminários realizados por alunos, sendo o docente o moderador; Orientação tutorial de alunos para preparação dos seminários.
Evaluation method
A classificação final é obtida pelo somatório da avaliação contínua (10% - assiduidade e participação nas aulas), seminários (30%) e teste escrito no final da unidade curricular (60%).
Subject matter
I. Saúde infantil nos países de baixo rendimento; Crescimento e desenvolvimento; Urgência e emergência; Cuidados ao recém-nascido de termo e pré-termo; Principais causas de mortalidade neonatal; Infeções de transmissão vertical; Infeções respiratórias; Doenças diarreicas; Malária; Meningites e meningoencefalites; Doenças exantemáticas da infância; Parasitoses; Malnutrição e obesidade; Deficiência em micronutrientes; Anemia. II. Contraceção, gravidez e riscos de saúde da mulher em meio tropical; Relação da saúde materna com a saúde do recém-nascido; Infertilidade e outras patologias ginecológicas e obstétricas em idade reprodutiva; Causas de mortalidade em idade reprodutiva; Causas de morte materna; Prevenção multissectorial com especial ênfase no aumento do nível de instrução feminina e no acesso aos serviços de saúde. III. Infeções Sexualmente transmissíveis: epidemiologia, principais quadros clínicos, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo; abordagem sindromática.