Infeções bacterianas e fúngicas
Objectives
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Perceber conceitos básicos de bacteriologia e micologia médicas. 2. Dominar a epidemiologia, fisiopatologia, os vários aspetos clínicos/ laboratoriais das infeções bacterianas e fúngicas importantes nas regiões tropicais, o seu tratamento, prevenção e controlo. 3. Saber colocar hipóteses de diagnóstico diferencial, nomeadamente em relação aos síndromas febris. 4. Reconhecer a importância do laboratório no diagnóstico destas infeções e da metodologia laboratorial, nomeadamente as amostras adequadas e a interpretação correta dos resultados laboratoriais. 5. Conhecer os mecanismos de ação dos antibióticos e antifúngicos e os mecanismos de resistência aos antimicrobianos. 6. Estar alerta para as condições nos países de poucos recursos, a sua relação com a saúde das populações e com os recursos disponíveis para a prática clínica. 7. Ter adquirido capacidade de adaptação aos recursos disponíveis para o diagnóstico e tratamento destas infeções nos países de poucos recursos.
General characterization
Code
9533043
Credits
8
Responsible teacher
Filomena Pereira
Hours
Weekly - Available soon
Total - Available soon
Teaching language
Inglês e Português
Prerequisites
Bibliography
• Magill AJ, Ryan ET, Solomon T, Hill DR (2012). Hunter's Tropical Medicine and Emerging Infectious Disease, 9th Edition, Elsevier. • Carroll K C, Hobden JA, Miller S, Morse SA, Mietzne TA, Detrick B, Mitchell T G, McKerrow JH, Sakanari JA (2016). Jawetz Melnick and Adelbergs Medical Microbiology, 26th Edition, McGraw Hill. • Engelkirk P, Duben-Engelkirk JLLaboratory (2012). Diagnosis of Infectious Diseases: Essentials of Diagnostic Microbiology, Lippincott Williams and Wilkins. • Guidelines of the Infectious Disease Society of America https://www.idsociety.org/Organism/ • Barroso H, Meliço-Silvestre A, Taveira N (2014). Microbiologia Médica 1, Lidel.
Teaching method
Aulas teóricas: formais, transmissão de conhecimentos do docente ao aluno, adaptadas a um ensino mais participativo por parte dos alunos. Aulas teórico práticas: maioritariamente baseadas na aprendizagem por resolução de problemas (PBL). Aulas práticas laboratoriais: distribuição de um tema a cada grupo de alunos, uma história clínica de um doente com uma doença infeciosa ou um microrganismo para identificação. O aluno terá que executar as técnicas laboratoriais adequadas. Seminários: preparação e apresentação de artigos ou de um determinado tema, discutidos em forma de seminário. Aulas tutoriais: interativas, representam oportunidade para os alunos exporem as suas dúvidas sobre os conteúdos da matéria ministrada e trocarem ideias.
Evaluation method
Avaliação: teste misto, perguntas de múltipla escolha e de desenvolvimento, um artigo publicado ou escrito pelos alunos discutido e apresentado, um relatório de um estágio laboratorial ou a apresentação de um tema na área da medicina tropical.
Subject matter
I. Conceitos básicos em bacteriologia e micologia. Importância da bacteriologia e micologia médicas II. Epidemiologia, fisiopatologia, imunologia, quadro clínico, diagnóstico, tratamento, prevenção e controlo das infeções bacterianas e fúngicas com importância em regiões tropicais, como por exemplo ex lepra, TB, peste, tétano, dermatofitoses, esporotricoses, micetomas, criptococoses, histoplasmoses e outras III. Diagnóstico diferencial destas infeções e dos síndromas febris resultantes de algumas destas infeções IV. Importância do laboratório e sua utilização correta e adequada no diagnóstico destas infeções nas condições existentes em países de fracos recursos V. Mecanismos de ação dos antibacterianos e dos antifúngicos; resistência aos agentes antimicrobianos: mecanismos, impacto clínico, ambulatório e hospitalar e em saúde pública VI. Clínica e diagnóstico laboratorial em regiões de fracos recursos: padrões mínimos de qualidade