Philosophy of Education
Objectives
a) Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação;
b) Desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado dos sistemas filosóficos, relativamente ao campo da educação;
c) Reflectir sobre o contributo específico da Filosofia da Educação para os dilemas actuais relativos ao sentido da educação;
d) Interpretar o sentido filosófico dos textos educativos;
e) Desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação.
General characterization
Code
722031072
Credits
10.0
Responsible teacher
Luís Manuel Aires Ventura Bernardo
Hours
Weekly - 3
Total - 280
Teaching language
Portuguese
Prerequisites
Available soon
Bibliography
- AA VV, A Companion to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2006.
- AAVV, The Blackwell Guide to Philosophy of Education, Oxford, Blackwell, 2002.
- ALMIBURU, M. (ed.), Claves de la Filosofia de la Educación, Madrid, Dikynson, 2003.
- AVANZINI, G./MOUGNIOTTE, A., Penser l’éducation : pourquoi ? pour quoi ?, Lyon, Chronique Sociale, 2012.
- CARVALHO, A. (coord.), Dicionário de Filosofia da Educação, Porto, Porto Editora, 2006.
- HOUSSAYE, J. (dir.), Education et Philosophie, Paris, ESF, 1999.
Teaching method
Presentation of the main issues in dialogue with students; textual analysis; mutual share of personal research.
Evaluation method
Available soon
Subject matter
1. Problemas epistemológicos: Filosofia da Educação e Filosofia; Filosofia da Educação e Ciências da Educação;
2. A educação como problema filosófico: análise das principais referências teóricas,
3. Aspectos da racionalidade educativa: as matrizes conceptuais; os pressupostos; as antinomias; os valores; as finalidades;
4. Aspectos da textualidade educativa: as metáforas, os implícitos textuais, a ordem do discurso.
Programs
Programs where the course is taught: