Computers' Architecture
Objectives
A definir.
General characterization
Code
100152
Credits
4.0
Responsible teacher
Victor José de Almeida e Sousa Lobo
Hours
Weekly - Available soon
Total - Available soon
Teaching language
Portuguese. If there are Erasmus students, classes will be taught in English
Prerequisites
A definir.
Bibliography
- Computer Organization and Architecture, 3rd Edition, Linda Null and Julia Labur, Jones & Bartlett Learning, 2010
- Digital Design, Principles and Practice, John F. Wakerly, Prentice Hall, 2001
- Digital Circuits e Microprocessors de Herbert Taub, McGraw-Hill International Editions, 1982.
- Sistemas Digitais ¿ Princípios e Prática, Morgado Dias, editora FCA, 2010.
- Fundamentals of Digital Logic with Verilog Design, Stephen Brown e Zvonko Vranesic, McGraw-Hill, 2003.
- Projecto de Sistemas Digitais, Victor Rodrigues e Mário Araújo, Editorial Presença, 2001.
Teaching method
A unidade curricular baseia-se em aulas teóricas-práticas e aulas laboratoriais. As aulas teóricas-práticas incluem a apresentação de conceitos e metodologias e discussão, assim como a demonstração da resolução de problemas. As aulas laboratoriais destinam-se à resolução presencial de alguns exercícios propostos e para os quais o docente esclarece as dúvidas existentes.
Evaluation method
Avaliação:
1ª Época: Exame (40%); Trabalho práticos (35%); Projeto final (25%);
2ª Época: Exame (75%); Projeto final (25%)
Subject matter
A unidade está organizada em 6 Unidades de Aprendizagem (UA):
UA1 - Introdução aos computadores
UA2. Introdução aos Sistemas Digitais
- Álgebra Booleana
- Funções lógicas
- Simplificação de funções
- Sistemas de numeração e códigos.
- Circuitos combinatórios
- Elementos de Memória
- Circuitos Sequenciais
- contadores
- Micro controladores
UA3. Fundamentos de arquiteturas de computador;
- Introdução aos microprocessadores
- Estrutura Básica de um Computador
- Primeira aproximação a uma arquitetura de CPU
- Introdução ao Basic Shemata (EFI / ESA)
- Projeto de microprocessador com 8 instruções
-História
UA4 - Tópicos avançados de arquitetura de computador
- Pipelining;
- Organizações de cache e memória virtual; proteção e compartilhamento;
- E / S e interrupts;
- Arquiteturas superescalares in-order and out-of-order;
- Arquiteturas multithread;
UA5. Periféricos de computador;
UA6. Sistemas operativos e linguagens de programação.