Environmental Collaborative Processes

Objectives

Students will develop the following knowledge, skills and competences:

- Know the key aspects and conceptual frameworks supporting collaborative decision-making processes;

- Understand the characteristics and know the trends underlying the complexity of environmental and sustainability decisions;

- Understand the key concepts underpinning the operationalization of active stakeholder participation, conflict resolution and consensus building;

- Capacity to apply methods and tools for stakeholder identification, selection and engagement;

- Capacity to select and apply different methods and tools for stakeholder engagement in environmental decisions;  

- Know the fundamentals of participatory modeling approaches and capacity to implement such processes;

- Know how to evaluate outputs and outcomes of knowledge co-creation processes supporting environmental decision-making. 

General characterization

Code

12679

Credits

3.0

Responsible teacher

Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Nuno Miguel Ribeiro Videira Costa

Hours

Weekly - 2

Total - Available soon

Teaching language

Português

Prerequisites

Available soon

Bibliography

  • Antunes et al.,  2015. Using participatory system dynamics in env. and sustainability dialogues in Ruth,M eds Handbook of Research Meth. and Appl. in Env. Studies, Edward Elgar.
  • Caser, U; Vasconcelos, L., 2017. A Fatal Eight Final Stories mediators tell Love&Parker ed American Bar Association,311-326.
  • Faget,J., 2015. Mediations: les ateliers silencieux de la démocratie ERES.
  • Gray,S. et al ed., 2017. Env. Modelling with Stakeholders. Springer.

Teaching method

Available soon

Evaluation method

Available soon

Subject matter

APRESENTAÇÃO. Funcionamento da disciplina. Programa. Trabalho prático. Avaliação. Enquadramento geral, objetivos e requisitos em contextos profissionais.
GOVERNÂNCIA E PARTICIPAÇÃO - CONHECIMENTO E TECNOCRACIA. PROCESSOS DE DECISÃO tradicionais e recentes, sua caracterização e evolução. A decisão. A legitimidade da decisão. Formas de poder tradicional. Poder vs Influência. O papel dos políticos, o papel dos especialistas e da sociedade civil na decisão.
INFORMAÇÃO E CONHECIMENTO. Do facto neutro à informação com significado. O conhecimento socialmente construído. Informação construída socialmente vs. factual. Formas de construção de significado. Histórias e mitos na relevância da informação. Imagens carregadas de complexidade. O discurso como forma de poder nas sociedades. Vários tipos de conhecimento: senso comum, tradicional, histórico e técnico. O papel dos vários tipos de conhecimento e a necessidade de os articular. Contextos políticos, técnicos e do cidadão. Desafios face aos novos contextos: Dificuldades na implementação da participação ativa e colaboração. Mitos face à participação ativa.
Novos contextos e seus desafios. Democracia e cidadania. Formas de democracia (representativa, participativa, deliberativa) e a nova cidadania. A governância. Enquadramento normativo e a participação. Instituições formais e informais. Instituições discursivas. Novas formas de cidadania e responsabilidade social do Engenheiro do Ambiente

PROCESSOS COLABORATIVOS – casos de estudo
MARGOV promovendo a resiliência social das comunidades
COVA DA MOURA- construção de Comunidades Sustentáveis

AVALIAÇÃO DE PROCESSOS COLABORATIVOS. Análise através do modelo racional e do modelo fenomenológico/ interpretativo. Formação de capital intelectual, social e político. Contribuições para a formação de capital institucional.

TEORIA E PRÁTICA DAS METODOLOGIAS INTERATIVAS E DE PARTICIPAÇÃO COLABORATIVA (3ª parte / 3ª geração)
Técnicas de facilitação, negociação e mediação ambiental - princípios e aplicação prática

• Participação, negociação e mediação. O pluralismo e os grupos de interesse. Metodologias interativas para a resolução colaborativa de problemas. Técnicas adversariais (mediação/resolução de conflitos) e colaborativas (construção de consenso). Metodologias de lose-lose, win-lose e win-win.
• Metodologias de 3ª geração/3ª parte – ganho mútuo. Interesses / valores vs posições. Desenvolvimento de consenso através de dinâmicas de grupo. Formas colaborativas de solução.
• O Modelo de Interação: formatos colaborativos WinWin. O modelo tradicional de reunião e pressupostos envolvidos. O poder e o processo. A separação do poder do processo. Das reuniões de formato tradicional às metodologias de desenvolvimento de consenso. Elementos base e técnicas de facilitação.
• Conceitos Base: Tipo de problemas. Comunicação. Processos e dinâmicas de grupo. O grupo, sua definição. Identidade e maturidade do grupo. Empowerment. Mais-valias e sinergias de trabalho em grupo.

• Operacionalização/Simulação de um Sessão Colaborativa – estruturação de um espaço de diálogo genuíno. Fatores críticos para o sucesso do processo colaborativo.
• STAKEHOLDERS - Conceito de stakeholder. Identificação/seleção de stakeholders, interesses, valores e posições. Tipologias e classificações. Técnicas de estruturação em nuvem.
• INTERESSES / VALORES e POSIÇÔES – ex. conferencia de imprensa
• AGENDA COLETIVA – definição e co-construção da agenda. Brainstorming de ideias, desenvolvimento de uma visão conjunta, identificação de problemas e potencialidades, construção de cenários, desenvolvimento de soluções colaborativas.

MODELAÇÃO PARTICIPADA
• Introdução à modelação participada Fundamentos da dinâmica de sistemas ambientais. Modelos de simulação e diagramas causais. Exercícios de conceptualização de modelos e descrição de comportamentos dinâmicos
• Metodologias e ferramentas da modelação participada Processo e etapas de modelação participada. Ferramentas e atividades de envolvimento das partes interessadas num processo de modelação participada
• Casos de estudo de modelação participada I: abordagens qualitativas. Análise e discussão de casos com modelação qualitativa (diagramas causais), e.g. Baixo Guadiana
• Workshop de Modelação Participada Simulação em aula de um workshop de modelação participada
• Casos de estudo de modelação participada II: abordagens quantitativas Análise e discussão de casos com modelação quantitativa, e.g. Ria Formosa.

Programs

Programs where the course is taught: