Post-graduation in Geospatial Data Science

Education objectives

A Pós-Graduação em Ciência dos Dados Geoespaciais fornece as competências necessárias à análise, modelação e visualização de informação geográfica, e pretende capacitar profissionais para o papel da inteligência artificial, programação e o data mining no desenvolvimento de soluções aos desafios e problemas sociais nos setores público e privado.

Esta Pós-Graduação é desenvolvida em colaboração com a UNIGIS, rede internacional que reúne as melhores escolas na área dos Sistemas de Informação Geográfica, e confere acesso ao Certificado em Geospatial Intelligence (GEOINT), acreditado pela United States Geospatial Intelligence Foundation (USGIF).

Esta Pós-Graduação tem a duração de 2 semestres letivos, em regime de e-learning ou semi-presencial, e confere acesso ao Mestrado em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica.

Tem como destinatários todas as pessoas que se encontrem dispersas geograficamente, nomeadamente em Portugal, no Brasil, nos países africanos de língua portuguesa, em Timor e, também, nas comunidades de expressão portuguesa dispersas por todo o mundo e que pretendam obter uma Pós-Graduação de uma Instituição Universitária Portuguesa.

Candidaturas - 3ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 21 de junho a 21 de julho de 2022. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

General characterization

DGES code

9436

Cicle

Postgraduate programmes

Degree

None

Access to other programs

Coordinator

Opening date

September 2022

Vacancies

Fees

3.200€

Schedule

after working hours

Teaching language

Portuguese

Degree pre-requisites

A obtenção do diploma de Pós-Graduação em Ciência dos Dados Geoespaciais, pressupõe a realização de 60 ECTS. No regime e-learning, 52,5 ECTS correspondem a unidades curriculares obrigatórias e os restantes 7,5 correspondem a unidades curriculares optativas, que serão escolhidas pelos alunos.

Para a obtenção do grau de Mestre em Ciência e Sistemas de Informação Geográfica, a estas unidades de crédito ECTS, referentes ao trabalho que o aluno deverá desenvolver no decorrer dos 1º e 2º semestres do curso, acrescem os 35 ECTS associados ao tempo de trabalho que o aluno irá despender no 2º ano, no âmbito do Trabalho de Projeto, Dissertação de Mestrado ou Estágio de natureza profissionalizante.

Conditions of admittance

Os requisitos para a candidatura são:

- Titulares do grau de licenciado ou equivalente;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

- Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da NOVA IMS;

- Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Cientifico da NOVA IMS.

Evaluation rules