Economia da Saúde Aplicada

Objectivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Esta unidade Curricular visa familiarizar os alunos com a aplicação de instrumentos económicos para a compreensão das questões políticas mais relevantes neste domínio. A unidade é inteiramente em Inglês.
No fim desta UC, os alunos serão capazes de:

·        Compreender os conceitos e métodos económicos essenciais relevantes para o estudo do sector dos cuidados de saúde;

·        Examinar e avaliar criticamente estudos empíricos nas áreas de procura de saúde e cuidados de saúde, financiamento da saúde, e equidade em saúde e nos cuidados de saúde;

·       Aplicar estes conhecimentos através da análise de bases de dados utilizando técnicas estatísticas, e através de pequenos ensaios científicos;

Analisar criticamente as novas tendências na pesquisa científica em economia da saúde.

Caracterização geral

Código

9362

Créditos

4.0

Professor responsável

Julian Perelman

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 34

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Conhecimento do Inglês oral e escrito; capacidade para discutir questões relacionadas com o plano de estudos nesse idioma.


Os candidatos devem ter seguido as unidades de "Economia da Saúde", ou cursos equivalentes.

Bibliografia

Bibliografia principal

 

Folland S, Goodman AC, Stano M. The Economics of Health and Health Care. Prentice Hall, New York (5th Edition), 2007.

Jones A (Editor). The Elgar Companion to Health Economics. Edward Elgar Publishing, UK, 2006.

Jones A. Applied econometrics for health economists: a practical guide. Radcliffe Publishing, UK, 2007.

 

McPake B, Normand C. Health Economics: an international perspective. Routledge, New-York, 2008.

Rice T , Unruh L. The Economics of health reconsidered. Health Administration Press, USA, 2009.

Método de ensino

Metodologias de ensino

Os métodos de ensino serão adaptados aos temas abordados, incluindo discussões e exercícios.


A participação activa é necessária durante as sessões (apresentações orais e discussão activa de tópicos e exercícios), durante as sessões de grupo de trabalho (investigação mais profunda dos temas) e através de contactos individuais.


Os alunos também serão convidados a apresentar um trabalho sobre temas específicos, que eles escolhem de acordo com o docente.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

Tópicos serão escolhidos dos temas seguintes, em acordo com o interesse dos participantes:

·       O financiamento do sector dos cuidados de saúde: as despesas em saúde e resultados de saúde, análise macroeconómica;

·       A procura de saúde: o risco moral, a agência e a indução da procura;
Pagamento dos prestadores de cuidados de saúde: incentivos e comportamento dos prestadores e instituições;

·       Identificação, medição e avaliação dos custos em saúde e assistência social;
Econometria Aplicada em Saúde: interpretação de resultados de estudos empíricos
Equidade no financiamento e utilização dos cuidados de saúde: métodos e comparações internacionais;

Desigualdades nos resultados de saúde: métodos e comparações internacionais.