Comunicação em Saúde

Objectivos

Objetivos de aprendizagem 

No final os alunos deverão ser capazes de:

Entender o papel das diversas competências de comunicação necessárias para o profissional envolvido no processo de capacitação para promover a saúde;

Aplicar regras para o diagnóstico dos problemas de comunicação em saúde, incluindo nos desafios de mudança organizacional;

Conhecer os princípios e métodos de uma comunicação efectiva (interpessoal, organizacional e com os media);

Demonstrar competências de comunicação em saúde, incluindo escrita, na comunicação da ciência para o público, e verbal, nas técnicas de apresentações públicas eficazes;

Entender o papel e potencial dos diversos canais para as ações de  comunicação em saúde, incluindo as novas tecnologias e redes scoiais;

Definir planos de comunicação em saúde para apoiar programas de intervenção intersectorial;

Demonstrar competências em comunicação em saúde, designadamente conversão da linguagem científica em linguagem simplificada e adequada a um público leigo, de baixa literacia e culturalmente diversificado.

Caracterização geral

Código

9568

Créditos

3.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Licenciatura

 

Bibliografia

Bibliografia principal 

ROGERS, E. M. – A prospective and retrospective look at the diffusion model.

Journal of Health Communication, vol 9: 13-19, 2004.

ISSN: 1081-0730 print/1087-0415 online

DOI: 10.1080/10810730490271449

 

Nancy, L. & Kotler P. (2011) Social Marketing: Influencing behaviors for Good. Sage Publications. USA.  ISBN: 978-1-4129-8149-1

WEINREICH, N.K. (2010). Hands-On Social Marketing: A Step-by-Step Guide to Designing Change for Good (2nd Ed.). Thousand Oaks, CA: Sage

WORLD HEALTH ORGANIZATION (2011) Intersectoral Action for Health:  a path for policy makers. World Health Organization, The WHO Centre for Health Development, Kobe, JP.

 

SCHIAVO, R. (2007) Health communication: from theory to practice. Public health texts. ISBN-13: 978-0787982058ISBN-10: 0787982059. Josey Bass.S. Francisco. 

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

Aulas teóricas, em sistema participativo

Estudos de casos

Trabalho de grupo

A avaliação constará de uma apresentação oral e escrita um tema de entre de uma lista de temas propostos 

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos

1.    Competências em Comunicação em Saúde

1.1     . Escrita: comunicar informação científica 

1.2     . Oralidade: Apresentações publicas eficazes

2.    Planeamento em Comunicação em Saúde

2.1     . Audiências e objectivos de comunicação em saúde

2.2     . Papel e potencial dos canais

2.3     . Novas Tecnologias e Redes Sociais 

2.4     . O Plano de Comunicação em Saúde

3.    Avaliação da comunicação em saúde

Instrumentos para avaliar programas e actividades de comunicação em saúde.