Gestão da Informação e do Conhecimento em Saúde II
Objetivos
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Discutir a especificidade das TIC’s na sociedade da informação no contexto da saúde pública
Analisar a recente evolução da sociedade da informação e perspectivar próximos desenvolvimentos, ao considerar os desafios que se colocam aos profissionais de saúde e ao doente experiente, o profissional/doente web 2.0 e web 3.0
Analisar criticamente a democratização da informação sobre saúde & doença no ciber-espaço
Definir e implementar estratégias instrumentais de gestão de informação e conhecimento focando a usabilidade, aos níveis da web 1.0, web 2.0 e web 3.0
Discutir metodologias de verificação e garantia de qualidade da informação sobre saúde e doença no ciber-espaço (e-Europe 2002: critérios de qualidade para sítios web ligados à saúde).
Caracterização geral
Código
9447
Créditos
4.0
Professor responsável
Luis Ângelo Saboga Nunes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência
Domínio da língua inglesa
Bibliografia
Bibliografia principal
Andreassen, Hege K , Bujnowska-Fedak Maria M , Chronaki , Catherine E , Dumitru, Roxana C , Pudule , Iveta , Santana , Silvina , Voss, Henning and Wynn,, Rolf , (2007). European citizens'''' use of E-health services: A study of seven countries. BMC Public Health 2007, (http://www.biomedcentral.com/1471-2458/7/53)
Norman, Cameron D and Skinner, Harvey A. (2006). eHealth Literacy: Essential Skills for Consumer Health in a Networked World. J Med Internet Res. 2006. Apr–Jun; 8(2): e9. (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1550701/)
Myung S-K, McDonnell DD, Kazinets G, Seo HG, Moskowitz JM. (2009). Effects of Web-and Computer-Based Smoking Cessation Programs: Metaanalysis of Randomized Controlled Trials. Archives of Internal Medicine. 169(10):929-937
Saboga-Nunes, L , Boa-Ventura, A. "Biographic spaces" : a personalized smoking cessation intervention in Second Life. In: International Conference, 18, Big Island, HI, USA, June 2010 - User modeling, adaptation and personalization. Berlin : Springer-Verlag, 2010. 415-418.
Saboga-Nunes, L.– Web-Assisted Tobacco Intervention in portuguese: intentions to make behavioural changes and behavioural changes. Lisboa : Escola Nacional de Saúde Pública. UNL, 2012. Tese elaborada no âmbito do Curso de Doutoramento, ministrado pela ENSP. UNL.
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem activa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir.
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para
a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem de trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação (20%), efectuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo actividade em grupo (40%)
Prova de avaliação individual final (40%) com questões de escolha múltipla, de resposta curta e de desenvolvimento, versando sobre a matéria leccionada.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
Internet e governança em saúde
Módulo 6 - Informação e conhecimento em administração de saúde – metas e indicadores de saúde
Módulo 7 - Informação e o cidadão – novas abordagens e a experiência portuguesa
Módulo 8 - Sistemas de vigilância epidemiológica e de alerta e resposta rápida – informação de base geográfica; o medicamento na web
Módulo 9 - Sistemas de informação para a gestão de serviços de saúde
Módulo 10 - O “governo da informação” em saúde e a sociedade da informação da Europa e em Portugal
Da verticalidade à democracia do poder em saúde (capacitação e empoderamento): mudança de paradigma da prática e gestão da informação no ciber-espaço e os novos desafios das profissões ligadas à gestão da doença e promoção da saúde
Instrumentos de apoio à gestão clínica, apoio ao cidadão no mundo virtual no âmbito da saúde
Os processos de gestão de informação e conhecimento e contributos das tecnologias da WWW (e.g fovaritos, páginas, portais, fóruns, chats, castpods, redes sociais)
Avaliação da qualidade no ciber-espaço no campo da promoção da saúde e desafios futuros e-health, comunicação electrónica e meta-informação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Saúde Pública
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global