Demografia

Objetivos

Aprofundar a capacidade de análise relativamente às componentes e determinantes demográficas da saúde e da doença;
Compreender o estado populacional;
Desenvolver a capacidade de análise e interpretação contextualizada  dos fenómenos demográficos;
Aprofundar a capacidade de quantificação e análise de dados demográficos;
Desenvolver competências na implementação de métodos de padronização;
Aprofundar os dinâmicas demográficas determinadas pelos grupos etários, transição demográfica e epidemiológica.

Caracterização geral

Código

9487

Créditos

2.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 12

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura. Domínio da língua inglesa

Bibliografia

Rodrigues, Teresa -  História da População Portuguesa. Das longas permanências à conquista da modernidade. Porto: Edições Afrontamento, 2010
Rosa, Maria João Valente -  “População portuguesa até 2020: cenários demográficos principais e derivados”, In Barreto, A. (org.) - A Situação Social em Portugal: 1960 a 1999, vol II.  Lisboa: ICS, 2000,  pp. 575-610.
Sven Kunisch, Stephan A. Boehm, Michael Boppel (eds) - From Grey to Silver: Managing the Demographic Change Successfully. Berlin Heidelber, Springer-Verlag, 2011.
INE: IGNOREes documentais de trabalho
PORDATA – Base de Dados Portugal Contemporâneo.

Fernandes, A.A.,(2008), Questões demográficas. Demografia e sociologia da população, Edições Colibri, Lisboa

 

Método de ensino

A metodologia de ensino é variada e procura promover uma aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão de tópicos ou exercícios.
Cerca de metade das sessões serão iniciadas com uma exposição a cargo de um docente, seguindo-se-lhe uma discussão de tópicos relacionados com o tema em análise onde os alunos são incentivados a intervir. 
As outras sessões serão eminentemente práticas com resolução de exercícios, apresentação de resultados e discussão de implicações dos temas de ensino para a prática de gestão de organizações e sistemas de saúde. Os seminários consistem em trabalho de grupo com a presença de um docente, onde se desenvolve a discussão aprofundada dos temas de ensino.
Apreciação do empenho, trabalho e participação, incluindo a assiduidade (20%), efetuada através da observação da participação dos alunos e da sua apresentação e discussão de tópicos e exercícios nas sessões envolvendo atividade em grupo (30%)
Avaliação individual (50%).

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

(I) introdução: definição e objeto da demografia e seu contributo para a saúde pública; sociologia histórica da(s) população(ões);
Demografia descritiva; análise demográfica; princípios de demografia matemática; demografia histórica; demografia social; saúde pública e demografia; doutrinas e políticas demográficas


(II) princípios e métodos de investigação em demografia: objetivos e métodos de observação; princípios e métodos de análise demográfica

(Unidades de observação; aspetos organizacionais; Aspetos globais de uma população (volume, ritmo de crescimento e densidade populacionais; variação absoluta e relativa do volume populacionais; taxa de crescimento anual médio e o tempo de duplicação em anos; estruturas demográficas: relações de masculinidade, grupos funcionais, medidas resumo de uma população, rácios de dependência entre grupos funcionais, representação de uma estrutura sexo-etária; Medidas elementares de avaliação e qualidade dos dados demográficos: relação de masculinidade dos nascimentos, índice combinado das NU, equação da concordância; Princípios de análise demográfica: diagrama de lexis, análise transversal e longitudinal, renovação e não renovação; Análise da mortalidade: taxa bruta da mortalidade, infantil, introdução às tábuas de mortalidade, segundo causas de morte, padronização de taxas de mortalidade e razões padronizadas de mortalidade, conceitos de anos de vida potencialmente perdidos; Análise da natalidade e fecundidade: conceito de população em idade fecunda: psicossociologia procriadora, taxa bruta de natalidade, taxa geral de fecundidade, taxa de envelhecimento, índice de dependência total, índice de dependência dos jovens; Análise da nupcialidade: estratégias familiares, taxa bruta da nupcialidade, nupcialidade geral, medidas de nupcialidade através do método de Hajnal, outras medidas associadas; Análise dos movimentos migratórios: métodos diretos e indiretos, saldos natural do excedente natural, migratório, acréscimo populacional)

(III) Aspetos da demografia portuguesa: breves considerações sobre o pensamento demográfico português e a saúde pública; história da população portuguesa; análise da evolução recente; esboço das políticas demográficas contemporâneas no contexto da saúde pública; análise prospetiva: a demografia portuguesa no dealbar do século XXI e suas implicações para a saúde pública.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: