Sistemas de Informação usados em Saúde

Objetivos

No final da unidade curricular os discentes deverão ser capazes de: 
1. Justificar a necessidade de evidência para o planeamento, implementação, monitorização e avaliação das intervenções em Saúde Pública e para a investigação;
2. Conhecer os conceitos e termos técnicos utilizados na área da informação de saúde e de Saúde Pública;
3. Conhecer, compreender, definir e utilizar o conceito de indicador de saúde e pelo menos uma tipologia de classificação de indicadores de saúde,
4. Construir indicadores de saúde e saber apreciar e discutir a sua qualidade e validade incluindo a dos dados de base;
5. Utilizar sistemas de informação, IGNOREes e bases de dados e de indicadores, nacionais e internacionais, no planeamento, intervenção, avaliação e investigação em Saúde Pública, nomeadamente para monitorizar o estado de saúde, determinantes e consequências dos problemas de saúde;
6. Aplicar de forma integrada, incluindo em situações novas, conhecimentos, estratégias e metodologias de recolha, análise e comunicação de dados e informação populacional, demográfica e epidemiológica, relevantes para a construção, comparação e interpretação de indicadores de saúde;

Caracterização geral

Código

9514

Créditos

2.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 24

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Inscrição e frequência no Curso de Especialização em saúde Pública. Aprovação nas unidades curriculares do 1º trimestre de Introdução à Saúde Pública, Epidemiologia e Estatística.

Bibliografia

• Etches et al. Measuring population health. A review of indicators. Ann Rev Pub Health 2006. 27: 29-55.
• Friis RH, Sellers TA. Epidemiology for Public Health Practice. Gaithersburg, ASPEN Publishers, 1999.
• Matias Dias, C; Freitas, M.; Briz, T. Indicadores de saúde: uma visão de saúde Pública com interesse em Medicina Geral e Familiar. Revista Portuguesa de Clínica Geral (Dossier Saúde Pública), Vol 23(4): 439-450.
• Pineault, R.; Daveluy, C.: La planificacion sanitaria – conceptos, métodos, estrategias. 2ª Ed, Barcelona, Masson, S.A y Salude y Gestión, 1995.
• Weightman, A., Ellis, S., Cullum, A., Sander, L., Turley, R. Grading evidence and recommendations for public health interventions: developing and piloting a framework Health Development Agency, London, 2005.

Método de ensino

– Formato diferenciado de acordo com os conteúdos de cada sessão, com sessões lectivas de exposição teórica e sessões teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso;
– Resolução individual de fichas de trabalho sobre algumas áreas temáticas.
– Grau e qualidade da participação nas aulas (10% avaliação);
– Trabalho de grupo com apresentação oral e escrita (40% avaliação)
– Prova escrita de avaliação da aprendizagem (50% avaliação)

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

1. Evidência e Saúde Pública. Fontes, níveis e apreciação de evidência.
2. Os conceitos de “Dados”, “Informação” e “Conhecimento”. Sua aplicação à Saúde Pública e Administração da Saúde da Comunidade;
3. Definição, tipologias e construção de indicadores de saúde;
4. Critérios de qualidade dos dados, indicadores, informação e sistemas de informação de saúde;
5. Técnicas de comparação de medidas de estado de saúde e de determinantes de saúde. Painéis de indicadores;
6. Os principais sistemas de informação de saúde: bases nacionais e internacionais de dados e de indicadores de saúde;
7. Estratégias de recolha e análise de dados em Saúde Pública e em Administração da Saúde da Comunidade, com especial relevo para a estratégia epidemiológica.
8. Dados, informação e conhecimento em situações de emergência e contingência em saúde;
9. A gestão e comunicação da informação e do conhecimento em Saúde Pública;
10. Características da vigilância e da investigação epidemiológica adequadas à intervenção do Administrador de Saúde da Comunidade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: