Estatística

Objetivos

De um modo geral, pretende-se que os discentes tenham um conhecimento dos diferentes tópicos de Estatística apresentados, que lhes permita ler, entender e aplicar os conceitos relacionados com a utilização da Estatística na área da Saúde, nomeadamente:
Formular e resolver problemas de estatística descritiva e de inferência estatística tendo um conhecimento suficiente das respectivas técnicas, de forma a permitir construir modelos simples de situações reais e reconhecer situações em que as técnicas estatísticas devam ser utilizadas.
Distinguir e caracterizar claramente as questões amostrais, as questões populacionais e, posteriormente, aplicar correctamente as técnicas apropriadas e interpretar criticamente os resultados.
Definir e construir uma estrutura de dados no SPSS, gestão de dados, determinação de novas variáveis; análise, resolução e interpretação dos resultados no contexto da investigação em saúde.

Caracterização geral

Código

306

Créditos

4.0

Professor responsável

Baltazar Emanuel Guerreiro Nunes Bravo Nunes, Pedro Manuel Vargues Aguiar

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ter o nível de licenciatura (1º ciclo) e estar a frequentar o Curso de respectivo.

Bibliografia

Afonso A., Nunes C.(2011). Estatística e Probabilidades: aplicações e soluções. Escolar Editora.
Aguiar, P. (2007). Guia prático climepsi de estatística em investigação epidemiológica. Lisboa: Climepsi editores.
Altman, D.G.(1991). Practical statistics for medical research. London Chapman & Hall.
Beaglehole,R., Bonita,R., Kjellstrom,T.(1993). Epidemiologia Básica. ENSP
Dawson B., Trapp R. (2001), Bioestatística Básica e Clínica, Mc Graw-Hill

Método de ensino

Sessões de natureza teórico-prática, muito direccionada para os problemas de investigação, decorrendo num laboratório de informática (utilizando um software de Estatística - SPSS).
As aulas base são constituídas por uma apresentação teórica e posteriores aplicações utilizando um software. Dá-se especial atenção aos conceitos, enquadramentos dos problemas, resolução e interpretação num contexto de investigação em saúde.
A avaliação será constituída por 2 componentes: uma relativa à participação e assiduidade - avaliação contínua (20%) e outra, realizada no final, através de uma prova individual escrita (80%).

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Construção de uma estrutura de dados no SPSS, gestão de dados e determinação de novas variáveis.

Estatística descritiva: tipos de variáveis, tabelas de frequências, representações gráficas: Medidas estatísticas de localização e dispersão.
Intervalos de confiança e Testes de hipóteses bilaterais, amostras emparelhadas, nível de significância, tipos de erros (I e II), valor p.
Teste do Qui-quadrado, teste t, ANOVA, Correlação e introdução à regressão logística.