Financiamento e Contratualização em Saúde
Objetivos
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular constitui uma unidade introdutória ao estudo dos Modelos de Financiamento e da Contratualização em Saúde. Estabelece os componentes chave da disciplina e dá particular ênfase à relação entre financiar, distribuir e gerir recursos em saúde. Proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia desta disciplina e aos domínios de aplicação da contratualização, como indutor de inovação em saúde. No final, os discentes deverão ser capazes de:
Discutir os principais Modelos de Financiamento e Modalidades de Pagamento em Saúde;
Distinguir várias formas de contratualização em saúde;
Compreender o processo de contratualização nas suas várias vertentes e dimensões no contexto das necessidades de saúde de uma dada população para a definição de serviços apropriados para as satisfazer;
Adquirir um conjunto de competências e atividades analíticas complexas, no sentido de estabelecer a relação entre as necessidades em saúde identificadas e as opções de resposta das organizações prestadoras de cuidados de saúde;
Saber estabelecer prioridades em contextos nacionais, regionais ou organizacionais no sentido da melhor utilização de recursos.
Caracterização geral
Código
9480
Créditos
4.0
Professor responsável
Ana Maria Escoval
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência
Não tem
Bibliografia
Bibliografia principal
Thompson, Leigh L. “A Razão e o Coração do Negociador”, Edição da Monitor, 2008.
SMITH [et al.] - A review of the effectiveness of primary care-led commissioning and its place in the NHS. London: The Health Foundation, 2004. ISBN 0 9548968 0 7. [Em linha] [Consult. 31 Jul. 2009] Disponível em http://www.health.org.uk/document.rm?id=31
Relatórios dos projetos da linha de investigação de contratualização em saúde. ENSP (www.observapot.org)
Revista Portuguesa de Saúde Pública. ENSP
(http://www.ensp.unl.pt/dispositivos-de-apoio/cdi/cdi/sector-depublicacoes/revista/index_html)
COYTE, P. C. [et al.] - How can the settings used to provide care to older people be balanced? [Em linha]. Copenhagen: Health Systems and Policy Analysis.
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída) |
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Aulas teóricas em sistema participativo; Seminários (análise crítica e discussão de estudos de caso); Apresentação e discussão do trabalho de grupo. Avaliação Prova de avaliação individual final (40%). Elaboração de um ensaio até 5 páginas após pesquisa, análise, interpretação e discussão bibliográfica selecionada - trabalho de grupo (50%). Apreciação do empenho, trabalho, assiduidade e participação nas aulas em regime de avaliação contínua (10%). |
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Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
Políticas e modelos de financiamento dos sistemas de saúde: uma visão internacional;
Modalidades de pagamento em saúde: novas soluções para problemas antigos: a perspetiva nacional e a perspetiva internacional. Os sistemas de classificação de doentes como instrumentos de suporte;
Modelos de identificação de necessidades em saúde e contratualização;
A evolução nacional e internacional da contratualização em saúde;
Tipologias de contratualização em saúde:
Contratualização em cuidados de saúde hospitalares;
Contratualização em cuidados de saúde primários;
Contratualização em cuidados continuados;
Contratualização de programas de saúde;
Monitorização e avaliação em dinâmicas de contratualização.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global