Análise da Utilização do Medicamento em Portugal

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

No final os discentes deverão ser capazes de:


Conhecer as inter-relações nas diferentes fases do ciclo do medicamento, de forma a identificar o papel dos diferentes atores e compreender o efeito das políticas do medicamento na utilização dos mesmos;


Compreender o papel dos vários profissionais na utilização de medicamentos, num enquadramento que assegure a sua efetividade e a segurança do doente, de acordo com orientações nacionais e internacionais;


Compreender o sistema de financiamento de medicamentos e o enquadramento do sistema de preços de referência aplicado à utilização de medicamentos genéricos;


Analisar a utilização efetiva dos medicamentos em Portugal em regime ambulatório e hospitalar;


Compreender os instrumentos de análise para avaliação económica dos medicamentos.

Caracterização geral

Código

9513

Créditos

4.0

Professor responsável

Ana Maria Escoval, Francisco Ventura Ramos

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 26

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Não tem.

Bibliografia

Bibliografia principal 

APIFARMA - Política de acesso ao medicamento em Portugal. Lisboa: Apifarma, Janeiro 2013.

DELOITTE. APIFARMA – Relatório: Caracterização das falhas de abastecimento no mercado farmacêutico nacional: atualização 2013. Lisboa: Deloitte, 2013.

INFARMED - Relatório “Monitorização do Mercado de Medicamentos em Ambulatório”. Lisboa: Infarmed, Janeiro 2014.

OECD - Health at a glance 2012: OECD indicators. [Em linha]. Paris: OECD Publishing. Organization for Economic Co-Operation and Development, 2013. [Consult. 17.03.2014]. Disponível em http://www.oecd.org/els/health-systems/Health-at-a-Glance-2013.pdf

THINK TANK INOVAR SAÚDE - Pensar a saúde: promover e disponibilizar a inovação aos cidadãos. Lisboa: Escola Nacional de Saúde Pública, Dezembro 2013.

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída) 

Aulas teóricas em sistema participativo;

Seminários (análise crítica e discussão de estudos de caso);

Apresentação e discussão do trabalho de grupo.

Avaliação:

Pontualidade e assiduidade (5%)

Participação nas aulas (10%)

Teste individual de 10 questões de escolha múltipla (35%)

Trabalho de Grupo (50%)

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos 

Sessões 1 e 2

  • Introdução ao Módulo Curricular
  • O ciclo de medicamento:

 Sessões 3 e 4  

  • Avaliação de Tecnologias de Saúde

Sessões 5 e 6  

§  Análise do acesso a Inovação Terapêutica

 Sessões 7 e 8  

  • Análise da política do medicamento e organização do sistema de saúde

Sessões 9 e 10           

  • Farmacovigilância e segurança do medicamento

 Sessões 11 e 12         

  • Avaliação

 Sessões 13 e 14         

  • Seminário