Aquisição de Hábitos de Vida Saudáveis na Infância

Objetivos

Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) 

Desenvolver e implementar estratégias de intervenção comunitária para promover um desenvolvimento saudável nos primeiros tempos de vida (da gravidez aos 5 anos de idade da criança)

Discutir a importância da intervenção precoce para a aquisição de hábitos de vida saudáveis;

Aplicar a abordagem ecológica à saúde e desenvolvimento da criança;

Discutir o papel dos fatores parentais e sua relação com o desenvolvimento da auto-regulação da criança;

Aplicar a abordagem centrada na família e do trabalho em parceria;

Discutir as principais orientações para a aquisição de hábitos de vida saudáveis na infância, ao nível da alimentação, atividade física e sono e exposição a écrans;

Identificar oportunidades de intervenção ao nível populacional e individual;

Discutir o papel do aleitamento materno como oportunidade para a promoção     de hábitos de vida saudáveis;

Selecionar e aplicar estratégias de aconselhamento individual facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;

Selecionar e aplicar estratégias grupais de educação para a saúde facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;

Planear uma mudança comportamental numa família (com utilização do www.papabem.pt). 

Caracterização geral

Código

9580

Créditos

4.0

Professor responsável

Ana Rita Oliveira Goes, Maria Isabel Guedes Loureiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 30

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Requisitos para frequência

Licenciatura

Bibliografia

Bibliografia principal 

Center on the Developing Child at Harvard University, National Forum on Early Childhood Program Evaluation, National Scientific Council on the Developing Child (2007). A Science-Based Framework for Early Childhood Policy: Using Evidence to Improve Outcomes in Learning, Behavior, and Health for Vulnerable Children. Harvard: Center on the Developing Child.

Contento, I. (2008). Nutrition education: linking research, theory and practice. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 17(1), 176-179.

Paul, I., Bartock, C., Downs, D., Stifter, C., Ventura, A., Birch, L. L. (2009). Opportunities for the primary prevention of obesity during infancy. Advances in Pediatrics, 56, 107-133.

Rudolf, M. (2009). Tackling obesity through the healthy child program: a framework for action. Leeds: University of Leeds, Leeds Community Healthcare

Shribman, S.,  Billingham, K. (2009). Healthy child programme: pregnancy and the first five years. London: Department of Health.

Método de ensino

Metodologias de ensino (avaliação incluída)

A UC será implementada através de sessões teórico-práticas, que incluirão a exposição e discussão de conteúdos teóricos essenciais, a pesquisa pelos alunos de informação relevante para os temas em foco, a análise de casos concretos, a modelagem ao vivo e com recurso a vídeos e role-play A obesidade infantil servirá para ilustrar de forma concreta os fundamentos teóricos e a utilização das diferentes competências e estratégias de intervenção junto das famílias, crianças e comunidade.

A avaliação inclui três componentes: participação individual (20%), apresentação oral do trabalho (30%), apresentação escrita do trabalho (50%). Para o trabalho, os alunos deverão planear uma mudança comportamental numa família, partindo de um caso.

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

Conteúdos programáticos 

Fundamentos para a intervenção ao longo dos primeiros anos de vida

Abordagem ecológica do desenvolvimento

Fatores parentais e suas implicações nos comportamentos da criança

A abordagem centrada na família

Os diversos passos na construção de uma parceria

Recomendações para uma alimentação saudável, atividade física, sono e exposição aos écrans  nos primeiros anos de vida (dos 0 aos cinco anos)

Oportunidades para a promoção da aquisição de hábitos de vida saudáveis: criança, família, comunidade

Características do aleitamento materno favorecedoras de hábitos de vida saudáveis

Estratégias facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis: estratégias comunicacionais, entrevista motivacional, alterações ambientais

Promoção de hábitos de vida saudáveis com crianças de idade pré-escolar: exemplos de estratégias e atividades

Técnicas de negociação e advocacy junto dos decisores políticos