Aquisição de Hábitos de Vida Saudáveis na Infância
Objetivos
Objectivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Desenvolver e implementar estratégias de intervenção comunitária para promover um desenvolvimento saudável nos primeiros tempos de vida (da gravidez aos 5 anos de idade da criança)
Discutir a importância da intervenção precoce para a aquisição de hábitos de vida saudáveis;
Aplicar a abordagem ecológica à saúde e desenvolvimento da criança;
Discutir o papel dos fatores parentais e sua relação com o desenvolvimento da auto-regulação da criança;
Aplicar a abordagem centrada na família e do trabalho em parceria;
Discutir as principais orientações para a aquisição de hábitos de vida saudáveis na infância, ao nível da alimentação, atividade física e sono e exposição a écrans;
Identificar oportunidades de intervenção ao nível populacional e individual;
Discutir o papel do aleitamento materno como oportunidade para a promoção – de hábitos de vida saudáveis;
Selecionar e aplicar estratégias de aconselhamento individual facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;
Selecionar e aplicar estratégias grupais de educação para a saúde facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis;
Planear uma mudança comportamental numa família (com utilização do www.papabem.pt).
Caracterização geral
Código
9580
Créditos
4.0
Professor responsável
Ana Rita Oliveira Goes, Maria Isabel Guedes Loureiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência
Licenciatura
Bibliografia
Bibliografia principal
Center on the Developing Child at Harvard University, National Forum on Early Childhood Program Evaluation, National Scientific Council on the Developing Child (2007). A Science-Based Framework for Early Childhood Policy: Using Evidence to Improve Outcomes in Learning, Behavior, and Health for Vulnerable Children. Harvard: Center on the Developing Child.
Contento, I. (2008). Nutrition education: linking research, theory and practice. Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition, 17(1), 176-179.
Paul, I., Bartock, C., Downs, D., Stifter, C., Ventura, A., Birch, L. L. (2009). Opportunities for the primary prevention of obesity during infancy. Advances in Pediatrics, 56, 107-133.
Rudolf, M. (2009). Tackling obesity through the healthy child program: a framework for action. Leeds: University of Leeds, Leeds Community Healthcare
Shribman, S., Billingham, K. (2009). Healthy child programme: pregnancy and the first five years. London: Department of Health.
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
A UC será implementada através de sessões teórico-práticas, que incluirão a exposição e discussão de conteúdos teóricos essenciais, a pesquisa pelos alunos de informação relevante para os temas em foco, a análise de casos concretos, a modelagem ao vivo e com recurso a vídeos e role-play A obesidade infantil servirá para ilustrar de forma concreta os fundamentos teóricos e a utilização das diferentes competências e estratégias de intervenção junto das famílias, crianças e comunidade.
A avaliação inclui três componentes: participação individual (20%), apresentação oral do trabalho (30%), apresentação escrita do trabalho (50%). Para o trabalho, os alunos deverão planear uma mudança comportamental numa família, partindo de um caso.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
Fundamentos para a intervenção ao longo dos primeiros anos de vida
Abordagem ecológica do desenvolvimento
Fatores parentais e suas implicações nos comportamentos da criança
A abordagem centrada na família
Os diversos passos na construção de uma parceria
Recomendações para uma alimentação saudável, atividade física, sono e exposição aos écrans nos primeiros anos de vida (dos 0 aos cinco anos)
Oportunidades para a promoção da aquisição de hábitos de vida saudáveis: criança, família, comunidade
Características do aleitamento materno favorecedoras de hábitos de vida saudáveis
Estratégias facilitadoras da adoção de hábitos de vida saudáveis: estratégias comunicacionais, entrevista motivacional, alterações ambientais
Promoção de hábitos de vida saudáveis com crianças de idade pré-escolar: exemplos de estratégias e atividades
Técnicas de negociação e advocacy junto dos decisores políticos
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Saúde Pública
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global