Medicina Personalizada e Saúde Digital
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Explorar as bases científicas da genómica e de outras ómicas, reconhecer a sua interação com a revolução digital e identificar a sua influência crescente nas diversas vertentes dos cuidados de saúde;
2. Conhecer o estado da arte das aplicações da medicina de precisão em termos de promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico e terapia;
3. Analisar e debater as principais implicações éticas, legais e sociais da medicina de precisão e da saúde digital, designadamente, os desafios ao consentimento informado, à vida privada, à propriedade do material biológico e da informação de saúde, à literacia, à equidade e à não discriminação;
4. Reconhecer novos mercados e identificar áreas de intersecção entre saúde pública, a medicina de precisão e a saúde digital, designadamente a eHealth e mHealth, os programas de rastreio genómico, os testes genómicos de venda direta ao consumidor, os biobancos, a terapia genética e as aplicações das diferentes ómicas no combate às doenças infecciosas;
5. Identificar desafios futuros para os sistemas de saúde e para a saúde pública numa nova era resultante da interseção das revoluções genómica e digital.
Caracterização geral
Código
9588
Créditos
4.0
Professor responsável
João Miguel Valente Cordeiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 22
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência
Licenciatura;
Domínio da língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia principal
Topol, E. J. (2014). Individualized Medicine from Prewomb to Tomb. Cell, 157(1), 241–253. doi:10.1016/j.cell.2014.02.012
Green, E. D., Guyer, M. S., National Human Genome Research Institute. (2011). Charting a course for genomic medicine from base pairs to bedside. Nature, 470(7333), 204–213. doi:10.1038/nature09764
Meskó, B. (2015). My Health: Upgraded: Revolutionary Technologies To Bring A Healthier Future. Ed: Cytowic, R.E. Webicina Kft. ISBN: 978-615-80261-0-9
Cordeiro, J. V. (2014) Ethical and legal challenges of personalized medicine: paradigmatic examples of research, prevention, diagnosis and treatment. Revista Portuguesa de Saúde Pública. Submitted.
Passarge, E. (2012). Color Atlas of Genetics (4 ed.). Thieme Medical Publisher
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
Os métodos de ensino serão adaptados à natureza dos vários tipos de conteúdos integrados no programa. No caso dos conteúdos 1, 2 e 3, a metodologia de ensino será, primordialmente, baseada em sessões lectivas com maior componente de exposição oral por parte do docente. No caso dos conteúdos 5 e 7 a metodologia de ensino será baseada em sessões lectivas com componente de exposição oral por parte do docente complementada com análise de casos em aula e com exposição por parte dos discentes. A UC contará ainda com duas conferências a cargo de docentes especializados nas áreas da genómica clínica e do mercado da saúde que contribuirão para os conteúdos 3, 4 e 6. A UC incluirá ainda duas sessões práticas de análise e discussão de publicações relevantes que contribuirão para potenciar a capacidade discursiva dos discentes nestas matérias, fortalecendo os diversos conteúdos, com enfoque nos conteúdos 5, 7 e 8.
A avaliação terá a seguinte composição:
Participação nas aulas e análise de casos (20%);
Trabalho escrito final (80%).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
1. Fundamentos científicos e marcos históricos da genética e da genómica;
2. O Projeto do Genoma Humano – principais características e impacto global;
3. Ciência e tecnologia genómica: investigação, avaliação de risco, diagnóstico e tratamento de doenças (testes genéticos, farmacogenómica e terapia génica);
4. Implicações da revolução digital na área da saúde: mHealth, eHealth, wearables, inteligência artificial e outras questões emergentes;
5. Implicações éticas, legais e sociais da medicina personalizada – desafios ao consentimento informado, à vida privada, à propriedade do material biológico e ao princípio de não discriminação;
6. A medicina personalizada e novos mercados na área da saúde;
7. Intersecção entre medicina personalizada e saúde pública (rastreio neonatal, testes genéticos de venda direta ao consumidor, combate às doenças infecciosas);
O papel fundamental da saúde pública numa nova era de cuidados de saúde individualizados.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Administração Hospitalar
- Economia da Saúde
- Epidemiologia
- Erasmus Mundus "Dinâmicas da Saúde e Proteção Social: uma abordagem das ciências sociais"
- Gestão da Saúde
- Medicina do Trabalho
- Medicina do Trabalho
- Política, Gestão e Administração da Saúde
- Programa de Formação Contínua Complementar
- Promoção da Saúde
- Promoção da Saúde
- Saúde Ambiental e Ocupacional
- Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho
- Saúde Pública
- Saúde Pública
- Saúde Pública Global