Promoção da Literacia em Saúde Ambiental e Ocupacional
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
– Desenvolver fundamentos teóricos, conceptuais e metodológicos necessários à compreensão dos determinantes da relação entre a saúde, o ambiente (incluindo o ambiente de trabalho) e os processos de desenvolvimento, bem como o seu impacto na saúde dos indivíduos e grupos populacionais específicos, como os trabalhadores;
– Apresentar e desenvolver o conceito de promoção da saúde, evidenciando sua aplicação a situações-problema em saúde ambiental e saúde ocupacional;
– Apresentar e desenvolver os conceitos de literacia em saúde e literacia em saúde ambiental como elementos constitutivos dos processos de promoção da saúde ambiental e ocupacional;
– Desenvolver capacidades junto aos alunos para a compreensão dos processos de determinação social e ambiental da saúde e o papel estratégico da promoção da saúde ambiental e ocupacional na redução de iniquidades locais e/ou regionais.
Caracterização geral
Código
9605
Créditos
4.0
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 16
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos para frequência
Detentores de licenciatura e domínio da língua portuguesa (falada) e inglesa (leitura).
Bibliografia
Bibliografia principal
· Frumkin, H. (2016) Introduction. In: H Frumkin, Environmental health: from global to local. Hoboken: John Wiley & Sons.
· Sparks, K., Faragher, B., & Cooper, C. L. (2001). Well‐being and occupational health in the 21st century workplace. Journal of occupational and organizational psychology, 74(4), 489-509.
· Macik-Frey, M., Quick, J. C., & Nelson, D. L. (2007). Advances in occupational health: From a stressful beginning to a positive future. Journal of Management, 33(6), 809-840.
· Buss, P. M. (2000). Promoção da saúde e qualidade de vida. Ciência & saúde coletiva, 5, 163-177.
· Kreuter, M. W., De Rosa, C., Howze, E. H., & Baldwin, G. T. (2004). Understanding wicked problems: a key to advancing environmental health promotion. Health education & behavior, 31(4), 441-454.
Método de ensino
Metodologias de ensino (avaliação incluída)
– Aprendizagem ativa e participada, com leitura indispensável dos textos de base e discussão dos temas com aplicação à realidade local e regional dos territórios de trabalho e moradia dos alunos
– Atividades mediadas em ambiente virtual de aprendizagem, com discussão em chat e organização de fórum semanal
– Desenvolvimento de projeto individual, com base em roteiro previamente construído, para a apropriação dos elementos teóricos e metodológicos trabalhados em classe
– Seminários para a apresentação dos trabalhos coletivamente desenvolvidos e discussão junto aos demais colegas e professor(es)
Avaliação
– Participação ativa nas aulas (20%)
- Apresentação oral de seminário em grupo (30%)
– Um projeto de intervenção (trabalho individual escrito) contendo a aplicação do conceito de promoção da saúde ambiental e ocupacional a uma situação-problema existente em seu local de trabalho e/ou moradia (50%).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Conteúdos programáticos
– Relações entre saúde, trabalho e ambiente no processo de desenvolvimento;
– A construção teórica, histórica e metodológica do conceito de promoção da saúde;
– Os conceitos de literacia em saúde e literacia em saúde ambiental e suas diferentes abordagens;
– Determinantes sociais e ambientais da saúde e os desafios da superação de iniquidades nos diferentes territórios;
– A construção do conceito de promoção da saúde ambiental e ocupacional como estratégia para a superação de iniquidades locais e/ou regionais;
– Casos de estudo: a prevalência de tuberculose em áreas com condições insalubres de moradia, resistência à vacinação e a reemergência de doenças transmissíveis, a promoção da saúde nos ambientes de trabalho, exposição ambiental e ocupacional a pesticidas, a promoção da saúde em área afetadas por grandes empreendimentos tecnológicos, entre outros.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: