Métodos de Investigação Social em Saúde

Objectivos

No final do módulo, os discentes deverão: (i) possuir conhecimentos e competências em métodos e técnicas de investigação científica, de acordo com a abordagem qualitativa, que lhes garantam a autonomia na concepção, planeamento, execução e avaliação de projectos de pesquisa empírica no domínio das ciências sociais em saúde; (ii) saber identificar e descrever os principais passos, lógicos e cronológicos, do processo de investigação qualitativa, incluindo desenhos de investigação (grounded theory, análise interpretativa fenomenológica, estudo de caso) e amostragem qualitativa; (iii) saber utilizar criticamente algumas das técnicas mais usuais de recolha de dados, observação, entrevista, focus group; (iv) proceder a análise de conteúdo (temática, grounded theory); (iv) saber apresentar e discutir métodos e resultados qualitativos.

Caracterização geral

Código

9540

Créditos

4.0

Professor responsável

Ana Rita Oliveira Goes, Sónia Dias

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 34

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Frequência do mestrado em Saúde Pública ou em Gestão em Saúde

Bibliografia

Denzin, NK, Lincoln YS. Handbook of qualitative research (4th Edition). Thousand Oaks, California. Sage, 2011.
Flick U. Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Monitor. Lisboa. 2002.
Merriam SB. Qualitative Research: A Guide to Design and Implementation (4th Edition). Wiley & Sons. 2016.
Creswell JW. Research Design: Qualitative & Quantitative Approaches (4th Edition). Sage Publications. Thousand Oaks, London. 2013.

Silverman D. Doing Qualitative Research: A Practical Handbook (4th Edition). Sage. 2013.

Método de ensino

Teórico e teórico-prático, incluindo apresentação oral, discussão em grupo e realização de exercícios para o desenvolvimento de instrumentos de recolha de dados, análise de dados ou análise crítica de trabalhos de investigação qualitativos.
A nota final resulta de: (i) análise crítica de um artigo de investigação social ou em saúde, com uma abordagem qualitativa (75%); (ii) ponderação da assiduidade e participação ativa durante o módulo, incluindo resposta a pequenos exercícios (25%).

Método de avaliação

A disponibilizar brevemente

Conteúdo

(1) Relevância dos métodos e técnicas de investigação científica; (2) Guião para o desenho de um projecto de investigação qualitativa; (3) Áreas de utilização de métodos qualitativos na investigação sobre saúde (4) Técnicas de recolha de dados qualitativos; (5) Análise de dados qualitativos; (6) Escrita de artigos científicos qualitativos.