Doutoramento em Ciências da Saúde

Objetivos educativos

Este Programa pretende formar uma nova geração de investigadores médicos e não-médicos com uma perspetiva abrangente da investigação em ciências da saúde, encorajando a inter-multidisciplinaridade e promover projetos de elevado mérito científico e técnico. O estudante será encorajado a identificar as áreas de investigação com maior potencial científico, tecnológico e impacto. Em termos metodológicos, o estudante deverá ser capaz de identificar uma questão científica atual e pertinente, elaborar uma proposta de um projeto de investigação científica, inovadora e competitiva, de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade científica, integrando de forma coerente as metodologias experimentais que melhor respondem às questões científicas levantadas. Durante o ciclo de estudos, o estudante será também treinado a avaliar e discutir outros projetos nesta área, completando a sua formação científica e como "peer-reviewer", outra competência essencial na atividade de investigação.

Caracterização geral

Código

5416

Ciclo

Doutoramento (3.º Ciclo)

Grau

Doutoramento

Acesso a outros cursos

n/a

Coordenador

Professor Doutor Miguel Pedro Pires Cardoso de Seabra

Data de abertura

A disponibilizar brevemente

Número de vagas

A disponibilizar brevemente

Propinas

A disponibilizar brevemente

Horários

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O ciclo de estudo conducente ao grau de doutor integra no curso de doutoramento, a realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza da área das Ciências da Saúde, de acordo com o ramo do conhecimento (Medicina/Biomedicina). O aluno terá no fim deste ciclo de estudos de realizar uma prova académica para defesa, apreciação e discussão pública do trabalho final (Tese).

O ciclo de estudos tem a duração de 4 anos em regime de tempo completo, devendo o aluno doutorando realizar 60 ECTS por ano escolar, de forma a cumprir 240 ECTS no final dos 4 anos.

O aluno terá que realizar 31 ECTS em Unidades Curriculares e 206 ECTS na Tese. Sendo que, no plano de estudos do 1º ano, nos 2 ramos, os estudantes têm de fazer uma das cinco opcionais condicionadas disponíveis, perfazendo apenas 3ECTS.

As condições específicas de ingresso variam de acordo com o Ramo, em que este ciclo de estudos se estrutura:

Ramo de Medicina - Podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos: a) Os titulares do grau de mestre em Medicina ou equivalente legal; b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico NMS|FCM.

Ramo de Biomedicina - Podem candidatar-se a o acesso ao ciclo de estudos: a) Os titulares do grau de mestre (ou equivalente lega l) em Medicina Dentária, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Bioquímica, Enfermagem, Fisioterapia, Tecnologias da Saúde ou em outras áreas científicas consideradas relevantes pela Comissão Científica/Coordenação do Doutoramento em Ciências da Saúde; b) Os titulares de grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da NMS|FCM.

Condições de acesso

A disponibilizar brevemente

Regras de avaliação

A disponibilizar brevemente

Estrutura