Tese (Medicina)

Objectivos

O objetivo desta unidade é o desenvolvimento de um projeto de investigação nas áreas relevantes do ciclo de estudos que sustentará uma Tese original a apresentar no fim do ciclo de estudos. O aluno deverá adquirir competências avançadas de investigação científica, incluindo: conhecimentos profundos na área que trabalha; a capacidade de formulação de hipóteses cientificamente válidas; o desenho de um trabalho de investigação original que permita testar as hipóteses e analisar de forma critica os resultados obtidos; e a apresentação de resultados na forma de artigos científicos e ainda de escrita, apresentação e discussão da Tese.

Caracterização geral

Código

121013

Créditos

60

Professor responsável

Professor Doutor Miguel Pedro Pires Cardoso de Seabra

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Portuguese

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Não existe a priori uma bibliografia principal à qual o aluno deve necessariamente recorrer. Cada aluno deve procurar a bibliografia adequada para o desenvolvimento do respetivo projeto e recorrendo em primeiro lugar às discussões com o orientador e coorientadores e a pesquisas bibliográficas sistemáticas.

Método de ensino

A concretização dos objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular faz-se principalmente através de autoaprendizagem e de discussões tutoriais com o orientador e coorientadores. Para completar a aprendizagem, o aluno deve assistir a palestras de apresentação de resultados científicos, deve participar em reuniões e conferências científicas, nas quais deve apresentar e discutir os seus resultados, e deve envolver-se sempre que possível em discussões científicas informais sobre os temas do seu doutoramento com colegas e especialistas em áreas científicas relevantes. Metodologias de ensino mais rígidas, são pouco úteis porque os conteúdos programáticos pré-definidos não contribuem para as necessidades específicas do aluno.

Método de avaliação

Realização de prova académica para defesa, apreciação e discussão pública do trabalho final (tese).  

Conteúdo

A unidade curricular é dedicada à realização do projeto de investigação e à escrita de uma Tese de doutoramento original que incidirá sobre um tema de investigação do interesse do aluno, tendo em conta a oferta e as áreas estratégicas de investigação da NMS|FCM. Num projeto de investigação original a evolução do programa de trabalhos não é completamente previsível porque depende dos resultados que vão sendo obtidos, por isso os conteúdos programáticos são necessariamente específicos para cada projeto e vão variando com a evolução do mesmo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: