Introdução à Medicina

Objetivos

No final desta Unidade Curricular, os alunos deverão ser capazes de:

  1. Descrever a organização do Sistema Nacional de Saúde, níveis de atuação e seus intervenientes
  2. Identificar as características específicas do trabalho médico e de compreender o papel do médico na sociedade atual
  3. Justificar a importância da relação médico-doente
  4. Identificar a importância do trabalho de equipa - a equipa multidisciplinar e a cooperação intersectorial
  5. Demonstrar a capacidade de se questionar sobre os grandes objetivos da medicina, nas suas diferentes componentes de promoção/prevenção, tratamento e reabilitação
  6. Demonstrar possuir as competências transversais necessárias à organização, sistematização e transmissão de conhecimentos

Caracterização geral

Código

11106

Créditos

3,5

Professor responsável

Prof. Doutor João Raposo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·         B. Alder, M. Porter, C. Abraham, E. Van Teijlingen, M. Porter. Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009

·         R. Wilkinson & M.Marmot (Eds). Social determinants. The solid facts. WHO, Geneva, 2003.

·         Rui Mota Cardoso. Competências Clínicas de Comunicação. Faculdade de Medicina do Porto.

Método de ensino

O ensino é efetuado através de aulas teóricas e visitas a serviços de saúde. Os alunos serão divididos em grupos de 3-4 pessoas.

As aulas teóricas são organizadas num modelo de apresentação curta seguida por entrevista por parte dos alunos. Cada conjunto de dois grupos será responsável por conduzir a entrevista e elaborar um texto-resumo sobre esse tópico (incluindo proposta para questões de avaliação).

As visitas de serviços são efetuadas em grupos de 3-4 alunos. Cada grupo passa dez manhãs num mesmo local de um serviço de saúde. O objetivo é acompanhar o trabalho de diferentes serviços de instituições de saúde na perspetiva dos profissionais não médicos e dos utentes dos serviços de saúde. Antes do exame final cada grupo terá que apresentar um relatório crítico das visitas de acordo com um modelo definido.

Método de avaliação

A avaliação efetua-se através da conjugação dos seguintes elementos:

·         Assiduidade-10%

·         Relatório da aula teórica – 20%

·         Relatório das visitas a serviços de saúde - 30%

·         Exame escrito - 40%

A assiduidade será valorizada contribuindo para 10% da nota final.

A frequência das visitas é fundamental para alcançar os objetivos educacionais propostos. Por isso a parcela da classificação final correspondente à assiduidade é proporcional ao número de presenças, não existindo regime supletivo para os alunos que não tenham assiduidade mínima (2/3).

O exame escrito inclui questões de escolha múltipla.

Conteúdo

A.      Objetivos da medicina

                                                              i.      Prevenção e tratamento das doenças, reabilitação dos doentes, promoção da saúde

B.      Determinantes da saúde 

                                                              i.      Causalidade e doença

                                                            ii.      Factores genéticos e ambientais

                                                          iii.      Determinantes sociais

C.      As grandes questões da medicina atual

                                                              i.      Medicina, ciência e tecnologia; cuidados médicos e fatores económicos; medicina e globalização

D.     O exercício da Medicina

                                                              i.      O médico e a prática clínica; a investigação em saúde; as políticas de saúde

                                                            ii.      O estudante de medicina e a preparação para a profissão

E.      Introdução à elaboração de relatórios e trabalhos científicos em Medicina

F.       Introdução à relação médico-doente

G.     Os serviços de saúde

H.     Papel das organizações de doentes e de familiares

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: