Fisiologia

Objectivos

A principal finalidade da UC é conduzir o aluno à compreensão dos mecanismos de funcionamento e de controlo dos diferentes órgãos e sistemas no organismo humano saudável. Desta forma pretende-se facultar as bases que permitirão vir a entender tanto as patologias como os fundamentos da acção de fármacos. A abordagem utilizada tem por base o raciocínio crítico e a análise de variações de parâmetros funcionais em função de perturbações aplicadas aos sistemas.

Caracterização geral

Código

11109

Créditos

12

Professor responsável

Prof. Doutor Carlos Nunes Filipe

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Costanzo, Linda S. - Physiology
Guyton, Arthur C. - Textbook of Medical Physiology

Outros:

Ganong, William F. - Review of Medical Physiology

Berne, Robert M. and Levy, Mathew N. - Principles of Physiology Levick, J.R. - An Introduction to Cardiovascular Physiology Levitzky, M.G. - Pulmonary Physiology

Método de ensino

1. Aulas teóricas de anfiteatro de dois tipos: a) aulas integradoras destinadas a focar os alunos nos conceitos cruciais para as diversas áreas dos conteúdos b) seminários também integradores, baseados em casos clínicos.
2. Sessões de ensino prático executando exercícios com simuladores numéricos, exercícios de análise de resultados, discussão de resultados em pequenos grupos.

Método de avaliação

No decurso do semestre o aluno acumula um máximo de 25% da nota final. Para tal, ao longo do semestre são realizados cinco testes incidindo sobre o conteúdo das aulas práticas, com a cotação de 5% cada um.

O exame final é constituído por um teste de escolha múltipla (5 hipóteses) com 75 perguntas e está cotado para 75% (cada pergunta vale 1%). O resultado final (soma dos pontos do teste com a pontuação dos créditos) é convertido para a escala 0-20. Para ser aprovado o aluno tem de somar, no conjunto das classificações práticas e exame final, um mínimo de 48 pontos percentuais (equivalente a 9,5 valores na escala de 0-20). Independentemente desta classificação final, para obter aprovação na Unidade Curricular de Fisiologia é necessário que os alunos tenham tido aprovação no exame final (número de perguntas certas no exame final igual ou superior a 36).

Os alunos com avaliação prática do ano anterior (2016/17) poderão, se assim o entenderem, conservar a classificação prática desse ano. Essa classificação valerá este ano um máximo de 25% da nota final. Os alunos com avaliação prática do ano anterior poderão, em alternativa, prescindir dessa classificação obtida em 2017/18 e optarem por frequentar as aulas práticas e serem novamente avaliados neste ano de 2018/19. Neste caso será a classificação prática que vierem a obter este ano a única que contará. A decisão de conservarem a classificação prática do ano passado ou de fazerem avaliação prática este ano terá de ser manifestada no acto da inscrição na UC de Fisiologia. Uma vez tomada essa decisão pelo aluno esta não é passível de vir a ser alterada no decurso do ano.

Os alunos que estejam dispensados de frequência de aulas práticas (ex. alunos trabalhadores) e que não tenham tido avaliação prática durante o ano farão um exame final a valer 100%.

Os alunos que pretendam melhoria de nota e que se encontrem em condições legais para a solicitarem, farão também um exame final a valer 100%, não sendo nestes casos considerada a classificação prática que tenham obtido.

Conteúdo

• Fundamentos da excitabilidade celular

• Transmissão sináptica

• Fisiologia da contracção muscular

• Mecanismos de regulação neurovegetativa

• Fisiologia do Sistema cardiovascular

• Respiração, ventilação, difusão de gases e transporte de gases no sangue

• Fisiologia do Exercício Físico e Termorregulação

• Função renal e mecanismos de regulação hidro-electrolíticos

• Funções do sistema endócrino e reprodutor

• Fisiologia do sono e ritmos circadiários

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: