Família, Saúde e Doença: a repetição nas Famílias

Objetivos

1.      Compreender a importância da abordagem holística em Medicina, com ênfase na família e, particularmente, no fenómeno de transmissão transgeracional de comportamentos e padrões de interação;

2.      Conhecer o contexto social e a organização dos Cuidados de Saúde Primários em Portugal;

3.      Treinar a realização de entrevistas com foco sistêmico a utentes de unidades de Cuidados de Saúde Primários, em contexto de trabalhos de campo.

Caracterização geral

Código

11111

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Teresa Ventura

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

McWhinney IR, Freeman T. Textbook of Family Medicine. New York: Oxford University Press; 2009.

Alarcão M. (Des)Equilíbrios Familiares. Coimbra: Quarteto; 2006.

Rebelo L. Genograma familiar: o bisturi do médico de família. Revista Portuguesa de Clínica Geral 2007;309-17.

Disponível em: http://old.apmgf.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=33568&artId=127

Ogden J. Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores; 2004.

Nunes J. Comunicação em Contexto Clínico. Lisboa; 2010. Disponível em: http://www.mgfamiliar.net/livrocomunic.pdf

Método de ensino


1.Aulas teóricas
2.Observação de unidades de saúde de cuidados de saúde primários
3.Entrevistas com doentes
4.Discussões de grupo
5.Reflexão crítica em relatórios dos trabalhos de campo.

Método de avaliação

A aprovação na UC implica a realização dos trabalhos de campo.

A avaliação assenta em duas componentes:

 

Componente 1 (corresponde a 75% da nota final)

A avaliação classificativa tem por base um portfólio elaborado por cada aluno, no final da unidade curricular, classificado de 0 a 20 valores. 

Componente 2 (Corresponde a 25% da nota final)

Teste final, com 40 questões de escolha múltipla, classificado de 0 a 20 valores.

Conteúdo

1.      Contexto social e de organização de cuidados. Cuidados de Saúde Primários em Portugal.

2.      Abordagem holística. Teoria geral dos sistemas.

3.      Conceitos de família e tipos de família.

 

4.      Genograma. Definição, construção, indicação e interpretação. Hereditariedade e transmissão de comportamentos.

5.      Transmissão familiar de conceitos e valor da saúde e da doença, crenças sobre saúde e doença, padrões de interação intra e extra-familiares, padrão de utilização dos serviços pelos membros da família. Narrativas familiares. Suporte social.

6.      Revoluções na saúde. Comportamentos de doença. Educação para a saúde. Teorias enquadradoras das atividades de educação para a saúde.

7.      Princípios das intervenções motivacionais.

Princípios enquadradores de uma alimentação saudável. Fatores psicossociais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: