Biomedicina - Perspectiva Histórica

Objectivos

Esta Unidade Curricular pretende conduzir os alunos a refletir sobre a natureza da biomedicina, os pressupostos da sua origem e a sua importância para os debates mais recentes em Ciência, Medicina e Sociedade, que se fundamentam na matriz histórica e cognitiva da ciência e da medicina.

Pretende ainda familiarizar os estudantes com a evolução das narrativas historiográficas que lhes proporcionará uma abordagem mais abrangente da produção e circulação de conhecimento médico, de forma a contribuir para a sua formação integral, e para uma tomada de consciência do papel da medicina e do médico no todo social envolvente, em cada momento histórico.

Caracterização geral

Código

11113

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutora Isabel Amaral

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Amaral, A. Carneiro, T. S. Mota, V. M. Borges, J. L. Dória (coord.), Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX – a propósito de Ricardo Jorge (Lisboa: Celom, 2011).
Barros Veloso, A.;  Damas Mora, L; Leitão, H. , Médicos, Medicina e Sociedade: para uma história da medicina em Portugal no século XX (Lisboa, By the Book, 2017)
Campos, E., Uma Biografia das Lipoproteínas: entre a Investigação Fundamental e a Clínica Médica (Tese de doutorameto, FCT/UNL, 2010)
Cooter, R.; Stein, C., Writing History in the Age of Biomedicine (New Haven: Yale University Press, 2013)
Hannaway, C., Biomedicine in the Twentieth Century: Practices, Policies, and Politics (Amsterdam: IOS Press, 2008)
Hazelwood, L.F., Can't Live Without It: The Story of Hemoglobin in Sickness and in Health (Nova Science Pub. Inc., 2001)
Levy, D.; Brink, S., A Change of Heart: How the People of Framingham, Massachusetts, Helped Unravel the Mysteries of Cardiovascular Disease (New York: Knopf; 2005)
Maddox, B., Rosalind Franklin - The Dark Lady of DNA (New York: HarperCollins Publishers, 2002).
Mukherjee, S., The Emperor of all Maladies: a Biography of Cancer (New York: Scribner, 2011)
Porter, R. (ed.), The Greatest Benefit to Mankind, a Medical History of Humanity (W. W. Norton & Company, 1999)
Rose, W., Miracle Cure: The Creation of Antibiotics and the Birth of Modern Medicine (New York: Penguim Books, 2018).
Soraya de Chadarevian; Kamminga, Molecularizing Biology and Medicine: new practices and alliances, 1920s to 1970s (Cambridge: Wellcome Unit for the History of Medicine, 2003).
Tattersall, R., Diabetes: the Biography (Oxford: Oxford University Press, 2009)

Método de ensino

Haverá uma aula teórico-prática de 2h por semana.

Em cada uma das aulas analisar-se-á um artigo de investigação original e um artigo histórico sobre a temática teórica. Os primeiros 45 minutos da aula serão de exposição teórica, em que serão abordados os diferentes conceitos enumerados nos conteúdos programáticos, seguidos de discussão.

O tempo restante será utilizado pelos alunos, para apresentarem em grupo (constituído por dois ou três elementos) o tema que lhes foi atribuído previamente. Na apresentação de grupo é obrigatória a intervenção de cada um dos alunos. Segue-se uma discussão final.

Na página da disciplina, na plataforma moodle, estarão disponíveis vários textos sobre cada um dos temas: cada aluno terá obrigatoriamente de ler um deles.

Método de avaliação

Esta unidade curricular terá avaliação contínua, sem recurso a exame final.

 

Assiduidade:

É necessária a presença em 2/3 das aulas teórico-práticas, não sendo possível oferecer aulas de substituição. É importante o estudante não faltar na aula em que lhe couber fazer a sua apresentação.

Conteúdo

A Unidade Curricular é lecionada durante 14 semanas, de acordo com a proposta temática abaixo indicada:

 

Temas

1. Introdução à biomedicina

2. A Paramiloidose: a contribuição de Corino de Andrade

3. O combate à infeção:  o exemplo da tuberculose

4. As Vitaminas e a dinâmica da molecularização

5. As histórias da penicilina

6. A insulina: da descoberta à terapêutica

7. Terapêutica molecular: a aventura de Edwin Cohn durante a II Guerra Mundial e a descoberta da estrutura da hemoglobina

8. Ciência e Género: a descoberta da estrutura de ‘A dupla hélice’

9. A história dos primeiros ensaios clínicos dos contracetivos orais, 1950-1959

10.  A construção social dos fatores de risco da doença coronária: Framingham Heart Study

11. A trajetória das lipoproteínas: entre o laboratório e a clínica médica

12. O cancro: a perspetiva dos investigadores e dos clínicos

13. A indústria farmacêutica e a investigação biomédica no século XX

14. Breve apresentação dos papers finais pelos estudantes

 

Do conjunto de temas selecionados pretende-se abordar conceitos como molecularização, conhecimento tácito, geografia do conhecimento científico (migrações intelectuais, sociais e políticas), centro de cálculo, rede, prematuridade e Big Science.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: