Fisiopatologia e Alvos Terapêuticos I
Objetivos
No final do curso o aluno deverá ser capaz de demonstrar:
Conhecimentos das causas e dos mecanismos que explicam as alterações fisiopatológicas das doenças , numa perspetiva conceptual que vai do sistema e do aparelho até à molécula.
Aptidões de raciocínio crítico, aplicadas à interpretação dos mecanismos fisiopatológicos, utilizando o método de construção e análise de mapas conceptuais.
Atitudes de pesquisa da informação que levem a utilizar duma forma adequada, individualmente ou em grupo, os recursos humanos e tecnológicos disponíveis para a aprendizagem da fisiopatologia.
Caracterização geral
Código
11120
Créditos
8
Professor responsável
Professor Doutor António Rendas
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Pathophysiology of Disease; McPhee SJ. Hammer D McGraw-Hill, 7th edition, 2014
Fisiopatologia: fundamentos e aplicações - Anabela Mota Pinto; 2th ed; Lidel 2016
Pathophysiology; Damjanov .WB Elsevier Saunders Co, 2009
Color Atlas of Pathophysiology; Silbernagl, Lang F Thieme, Thieme Publishers, New York, Stuttgart. 2016 MedMaps for Pathophysiology; Yasmeen Agosti, Pamela Duke, Lippincott Williams and Wilkins, 2008
Renal Pathophysiology: The essentials Helmut Rennke & Bradley M. Denker 4th ed, Lippincott Williams & Wilkins, 2014
Pathophysiology of Heart Disease Leonard S. Lilly, 6th ed, Lippincott Williams & Wilkins 2016
Respiratory Pathophysiology: The essentials John B. West 8th ed. Williams & Wilkins, 2013
Método de ensino
Cada bloco de matéria e´ constituído por aulas teo´ricas e por sessões tutoriais e tem como objetivo promover a aprendizagem dos mecanismos fisiopatolo´gicos das doenças. Durante as sessões tutoriais os alunos utilizarão casos clínicos resumidos, a partir dos quais serão construídos e analisados mapas conceptuais (ver em informação complementar Organização das Sessões Tutoriais).
A metodologia de construção e análise dos mapas conceptuais, no contexto da fisiopatologia, possibilita a explicitação visual da informação recolhida e dos conhecimentos adquiridos e a sua aplicação na compreensão dos mecanismos fisiopatolo´gicos. Concorre para uma "aprendizagem significativa" (meaningful learning), baseada em conhecimentos pre´vios e na sua aplicação a casos clínicos resumidos1.
1 António B. Rendas, Marta Fonseca and Patrícia Rosado Pinto. Toward meaningful learning in undergraduate medical education using concept maps in a PBL pathophysiology course. Adv Physiol Educ 30: 2329, 2006;
Método de avaliação
a) Formas de avaliação:
A avaliação será distribuída ao longo do semestre com avaliação final (exame).
b) critérios de avaliação
A avaliação contínua será convertida numa classificação com um valor ponderado em relação à classificação final (50%) arredondado às décimas. A grelha de avaliação deve contemplar o desempenho dos alunos durante as sessões práticas (construção e análise de mapas conceptuais).
A avaliação contínua dos alunos durante as sessões tutoriais contribui com 50%, ou seja, 10 pontos para a classificação final, com a seguinte distribuição:
a. Participação nas sessões expressa por demonstração de conhecimentos quando não tem tarefas atribuídas (individual) 0 a 3
b. identificação de conceitos nucleares (individual) 0 a 3
c. construção e discussão de mini-mapas de conceitos nucleares (porta-voz do grupo/sessão) - 0 a 2
d. Construção e discussão do mapa conceptual final (porta-voz do grupo) - 0 a 2
Se a avaliação contínua for inferior a 5 (cinco) valores, o aluno não poderá ser admitido ao exame final.
Os alunos terão que frequentar 2/3 das aulas práticas para serem admitidos a exame final.
Conteúdo
Introdução ao estudo conceptual da fisiopatologia: do conceito de síndroma ao conceito de diseasome. A utilização de mapas conceptuais no ensino e na aprendizagem da fisiopatologia. Mecanismos fisiopatológicos da febre. Adaptações funcionais durante o envelhecimento. Fisiopatologia das alterações da motilidade digestiva. Fisiopatologia das alterações da função hepática e pancreática. Fisiopatologia da síndroma de má-absorção. Métodos da avaliação funcional do aparelho digestivo. Fisiopatologia das alterações da mecânica ventilatória. Síndromas obstrutivas e restritivas. Alterações do controlo da ventilação. Mecanismos de hipoxia. Insuficiência respiratória. Métodos de avaliação funcional respiratória. Fisiopatologia da síndroma anémica (aguda e crónica). Alterações da regulação da pressão arterial. Fisiopatologia das alterações da bomba cardíaca. Fisiopatologia do choque circulatório. Fisiopatologia da insuficiência cardíaca. Métodos de avaliação funcional cardíaca. Alterações do equilíbrio hidro-eletrolítico e ácido-base. Fisiopatologia das alterações das funções glomerular e tubular. Fisiopatologia da doença renal crónica. Fisiopatologia da doença renal aguda. Fisiopatologia das alterações do hipotálamo-hipófise. Fisiopatologia das alterações da supra-renal. Fisiopatologia das alterações da tiroideia. Adaptações ao ambiente tropical na saúde e na doença. Adaptações cardio-respiratórias à atividade física: da fisiologia à fisiopatologia. Alterações fisiopatológicas relacionadas com o tabaco e poluição. Alterações fisiopatológicas em altitude e profundidade. A relevância do conceito biológico de stress em fisiopatologia.