Fundamentos de Neurociências

Objetivos

Estamos atualmente a viver o período mais excitante do ainda recente campo da neurociência. Avanços tecnológicos permitem fazer agora o que muitos dos primeiros neurocientistas não conseguiam sequer imaginar: gravar atividade neuronal em animais em movimento, ‘ver’ a atividade de milhares de neurónios ao mesmo tempo, utilizar luz para ativar e inibir populações de neurónios enquanto animais se comportam livremente, ‘ver’ atividade regional de um cérebro humano utilizando a ressonância magnética funcional e até mesmo gravar a atividade neuronal de pacientes e modular a atividade eléctrica do cérebro como uma ferramenta terapêutica.
A ideia de decifrar o ‘código neuronal’ tem inspirado cientistas e mesmo chefes de estado que procuram conjugar os esforços de nações inteiras para perceber como o cérebro funciona. Esta é uma das principais demandas científicas da humanidade. Por outro lado, apesar dos avanços formidáveis da medicina, as doenças neuropsiquiátricas permanecem como um dos campos mais desafiantes. A esperança é que os avanços em neurociência permitam avanços também nos aspectos clínicos que envolvem o cérebro.
Seguramente que um dos objectivos principais desta unidade integradora é o ensino dos aspectos da neurociência essenciais à compreensão futura de quadros clínicos neuropsiquiátricos que serão aprofundados nas disciplinas de Neurologia e Psiquiatria. Mas não é apenas este... Também queremos contagiar os alunos com o entusiasmo pelos aspectos mais fundamentais da neurociência, pelo processo da descoberta, para que percebam o caminho que foi traçado até ao presente e consigam perceber também quais os desafios atuais, e eventualmente o que é necessário para os ultrapassar.

Objectivos específicos

O estudante deverá:

- Obter conhecimentos básicos de neurociência que permitam uma visão integrada do sistema nervoso central facilitando a futura aquisição de conhecimentos e competências clínicas, em particular em neurologia e psiquiatria.
- Complementar estes conhecimentos básicos com conteúdos de neurociência fundamental, focando- se no processo de descoberta e não apenas na aprendizagem de factos.

Caracterização geral

Código

11121

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Rui Costa

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

1. Principles of Neurobiology, Liquin Luo (1st edition), 2016, Garland Science
2. Clinical Neuroanatomy Richard S. Snell (7a Edição) (2009) Lippincott Williams & Wilkins

As partes relevantes da bibliografia de base para cada aula serão referidas nos sumários.
Quando o conteúdo das aulas não for adequadamente coberto pela bibliografia de base, será referida bibliografia específica nos sumários das aulas.

Método de ensino

1) aulas teóricas: Aulas de carácter expositivo, dirigida a grandes grupos, com duração não superior a 50 minutos.
2) aulas práticas: Aulas em que há uma interacção e cooperação diretas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos como por exemplo a análise de peças anatómicas e apresentação e discussão de casos, ou demonstrações experimentais. Estas aulas têm uma duração de 120 minutos e terão um rácio de um professor por turma.
3) Aulas teórico-práticas: Aulas desenhadas para promover a discussão e/ou aprofundamento dos conteúdos leccionados nas aulas teóricas (e.g projecção de imagens histológicas, discussão de artigos científicos e/ou casos clínicos com ligação a conceitos de neurociência fundamental). Estas aulas terão um rácio de um professor por turma.

Método de avaliação

A avaliação dos alunos é composta por uma avaliação prática (30%; 6 valores) e uma avaliação final escrita (70%, 14 valores).

Conteúdo

Medula espinal
Reflexos e locomoção
Controlo motor
Movimento
Comportamento
Órgãos dos sentidos
Morfologia
Olho Ouvido
Tronco encefálico
Cerebelo
Diencéfalo
Núcleos da base e amígdala Hipocampo
Comportamento  sexual
Sono Alimentação
Sistemas reguladores do cérebro
SNC
Neo-córtex Vascularização do SNC
Neurobiologia das emoções e afectos
Neurobiologia da linguagem
Fundamentos
Avaliar a estrutura e
função do SNC
Introdução à neuroimagiologia do SNC
Gravações intracelulares e extracelulares
EEG
Aprendizagem
Neurobiologia da adição
Neurobiologia do condicionamento
Memória
Aprendizagem e funções cognitivas superiores de Neurociência
Sinais eléctricos à superficie e na profundidade do SN
EMG
Embriologia do sistema nervoso central Histologia do sistema nervoso
Dentro dos neurónios
Aspectos fundamentais da construção do sistema nervoso
Transmissão de informação
Entre neurónios
Neurobiologia da dor
Audição
Neurobiologia da sensibilidade somática
Visão
Percepcionar o mundo físico
Sentir e percepcionar o mundo
 Sistemas neuromoduladores como alvos terapêuticos
Neuropsicofarmacologia
S. Noradrenérgico
S. Serotoninérgico
S. Dopaminérgico
Metabolismo neuronal e LCR
Olfacto Paladar
Percepcionar o mundo químico
Fundamentos neurobiológicos das terapêuticas do SNC
Terapêuticas físicas
Canais iónicos como alvos das acções dos psicofármacos: Anti- epilepticos, estabilizadores de humor e benzodiazepinas.
Manipulação da actividade eléctrica do SNC

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: