Anatomia Regional II: Cabeça, Pescoço, Dorso e Membros

Objectivos

Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objeto de avaliação.

A Anatomia Regional ou Topográfica é uma área das Ciências Morfológicas complementar da Anatomia Humana Geral e da Anatomia Descritiva ou Sistémica. Enquanto estas fornecem ao aluno os alicerces fundamentais para o conhecimento da linguagem e terminologia anatómicas, bem como dos aspetos descritivos dos vários órgãos e sistemas, a Anatomia Regional aborda a estrutura do corpo humano numa perspetiva topográfica. O corpo humano é agora dividido em Regiões Anatómicas que são estudadas definindo os seus limites, os seus diferentes planos, as diferentes relações entre estruturas, sentindo as diferentes texturas dos tecidos e órgãos e tomando consciência da possibilidade de variação face ao “normal” que cada indivíduo e cada estrutura pode apresentar.

O Ensino da Anatomia, tal como o perspetivamos, será a promoção de um conhecimento sólido da Anatomia Humana Normal, indispensável na preparação do aluno para a aprendizagem futura em outras Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina. Só um extenso e sólido conhecimento em Anatomia Humana Normal, no qual se inclui o conhecimento da Anatomia Regional, poderá permitir ao aluno a compreensão de temas como a Anatomia do Desenvolvimento, a Anatomia Funcional, a Anatomia Imagiológica, a Anatomia Ecográfica, a Anatomia Endoscópica, a Anatomia Patológica e a Anatomia Clínica (das áreas médicas ou cirúrgicas).

Esta Unidade Curricular Opcional é também a resposta ao desafio lançado aos alunos durante o 1º semestre do 1º ano: “procurar mais”! O conhecimento teórico e prático da Anatomia Humana Normal abriu a porta de acesso e vontade para o estudo da Anatomia Regional ou Topográfica. O desafio da aprendizagem da Anatomia, essencial à formação de qualquer Médico, passa também por aceitar este convite a “saber mais para ser mais”.

Caracterização geral

Código

11128

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

* Anatomia Geral e Dissecção Humana – J.A. Esperança Pina et al. Lidel, Edições Técnicas.

* Grant’s Dissector - Patrick W. Tank. Lippincott Williams and Wilkins.

* Anatomia Humana dos Órgãos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana do Coração e Vasos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Locomoção - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Relação - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Tratado de Anatomia Topográfica - L. Testut & O. Jacob. (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Gray’s Anatomy for Students (2nd edition) – Richard L. Drake et al. Churchill Livingstone (Edições em língua inglesa ou portuguesa do Brasil).

* Anatomy in Surgery – P. Thorek, C.T. Linden and N. Swan – Springer.

* Anatomia Humana - L. Testut (A. Latarjet) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Anatomie de I' Abdomen - C. Couinaud - G. Doin & Cie.

* Atlas de Anatomia Humana - F. Netter (nas suas edições em língua inglesa, espanhola ou portuguesa).

* Anatomia Humana (Descriptiva, Topográfica e Funcional) - H. Rouvière (A. Delmas) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Sobotta- Atlas de Anatomia Humana - F. Paulsen - Elsevier /GEN (nas suas edições em língua portuguesa, inglesa, alemã ou espanhola).

Método de ensino

Para atingir os objetivos de aprendizagem da Unidade Curricular de Anatomia Regional-II o aluno deverá frequentar as Aulas Teóricas e Práticas, que serão complementares e recorrerão a diferentes técnicas pedagógicas.

Método de avaliação

 

PROVA FINAL

1 – Componente Oral

2- Componente Escrita

AVALIAÇÃO PRÁTICA

NOTA FINAL

(1ª ÉPOCA)

50%

50%

NOTA FINAL

(2ª ÉPOCA)

50%

50%

NOTA FINAL
 (ÉPOCA ESPECIAL)

50%

50%

Conteúdo

Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Anatomia Regional-II: Cabeça, Pescoço, Dorso e Membro Superior e Inferior são aqui apresentados nas suas linhas gerais. Os sumários detalhados, incluindo as subdivisões regionais, serão apresentados mais tarde.

 

As datas e horário de funcionamento das aulas serão definidos de acordo com a programação geral do 1º e 2º anos ano do Mestrado Integrado em Medicina da Nova Medical School para o ano letivo de 2018-2019 e critérios logísticos como o nº de alunos inscritos na UC, a disponibilidade dos docentes e a gestão de espaços.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: