Ética e Biomedicina

Objetivos

•    Enumerar, Enunciar e Identificar os principais princípios da Bioética

•    Identificar os principais desafios éticos das Neurociências

•    Aplicar os princípios éticos na tomada de decisão médica

•    Identificar as implicações éticas das mais recentes tecnologias na área da saúde

•    Enunciar o enquadramento ético e legal da investigação em humanos

•    Enunciar os princípios éticos gerais da Investigação Animal e em Biomedicina

•    Identificar princípios éticos específicos da Investigação Clínica e dos Ensaios Clínicos em particular

·      Identificar as implicações éticas de situações concretas da I. Clínica

Caracterização geral

Código

11131

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Alexandra Ribeiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

•          Bioética, L. Archer, J. Biscaia e W. Osswald, Lisboa, Verbo, 1996, 406p.

•          Novos Desafios à Bioética, L. Archer, J. Biscaia, W. Osswald, M. Renaud (coord.), Porto, Porto Editora, 2001.

•          Bioética simples, W. Osswald e M. C. Patrão Neves, Lisboa, Verbo, 2007.

•          Bioética e Vulnerabilidade, Ana Sofia Carvalho (coord.), Almedina, 2008.

•          Investigação Biomédica. Reflexões Éticas, Paula Martinho da Silva (coord), CNECV, Gradiva, 2008.

•          Ética em Cuidados de Saúde, D. Serrão e R. Nunes (Coord), Porto editora, 1998.

•          Direitos do Homem e Biomedicina, Instituto de Bioética, UCP, Universidade Católica Editora, Lisboa, 2003, 224p. (Convenção de Oviedo – do Conselho da Europa, 1997; comentada)

•          Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) – http://www.cnecv.pt

 Será facultada aos alunos bibliografia específica, quando considerado necessário, ou a pedido destes.

Método de ensino

Aulas teórico-práticas: Conteúdos teóricos leccionados pelo docente com recurso a apresentações em Power Point, e/o projecção de pequenos filmes; componente prática realizada com recurso à discussão de artigos seleccionados pelo docente, de estudo de casos e excertos de filmes, se aplicável.

Método de avaliação

Formas de avaliação:

1)        Avaliação final mediante elaboração de uma Monografia (trabalho escrito, temático; máximo 8 páginas, espaço e meio, Times New Roman, pitch 12) sobre um dos temas abordados nas aulas.

O tema da Monografia deve ser apresentado e discutido com a Regente, a partir de uma lista fornecida, ou à escolha dos alunos. A Regente ajudará na procura de bibliografia adequada.

A Monografia deve ter a forma de artigo publicável (com resumo e 5 palavras-chave) e incluir uma análise/reflexão crítica sobre o tema apresentado.

2)   Assiduidade e Participação

·                              Avaliação final normalizada para uma escala de 0-20.

·                              O não cumprimento da assiduidade mínima (menos de 5 aulas) inviabiliza a apresentação da Monografia e consequentemente a reprovação à unidade curricular.

Conteúdo

FUNDAMENTOS DE BIOÉTICA:

•       Origem, natureza e âmbito da bioética;

•       Teorias e Modelos em Bioética; Princípios da bioética (Estudo de casos);

•       Bioética e Religião;

•       Bioética nos países em desenvolvimento;

•       Bioética Médica - Estudo de casos: início e fim de vida; transplante de órgãos; gestação de substituição; procriação medicamente assistida; vacinação; Relação médico-doente; outros.

NEUROÉTICA

•       Neurociências; Principais Desafios; Tratamento versus Aprimoramento;

•       Aplicação biomédica da investigação em Neurociências

ÉTICA & INVESTIGAÇÃO

•       Investigação em Biomedicina

(Biotecnologia e Nanotecnologia; Experimentação em embriões e Células estaminais; Genética, Citogenética e Biologia sintética; Bancos de células ou produtos de origem humana;

•       Investigação Animal; Investigação Clínica e Ensaios Clínicos

(Princípios éticos; Enquadramento ético e legal; Conflito de interesses; Uso de placebo; Ensaios em crianças e idosos).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: