Genética e Saúde Pública

Objetivos

  1. Rever os conhecimentos essenciais da etiologia das doenças raras e comuns (multifactoriais) em genética humana
  2. Estudar as interacções entre genes e fatores ambientais na etiologia das doenças
  3. Atualizar os conhecimentos em epidemiologia genética
  4. Identificar o risco genético individual e familiar e dispor de instrumentos para realizar aconselhamento genético 
  5. Treinar a utilização de testes genéticos para o diagnóstico das doenças genéticas no ciclo de vida, e para apoiar terapêuticas inovadoras personalizadas e mais seguras
  6. Conhecer o enquadramento ético, legal e social da genética humana.

Espera-se que os alunos adquiram capacidade para identificar o potencial de transmissão hereditária de mutações patológicas e prever o impacto da doença genética em diferentes níveis – para o doente, na família, nos cuidados de saúde e na resposta da comunidade – e desenvolvam o espirito crítico na aplicação do conhecimento do genoma humano nas estratégias de saúde e na acessibilidade a testes genéticos e à farmacogenómica.

Caracterização geral

Código

11138

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Luis Nunes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

A bibliografia genérica será distribuída na primeira aula, e a específica para cada aula pelo docente respetivo. Sugere-se a seguinte bibliografia geral:

 

Referência principal:

 

WHO Genomics and World Health report 2002  

 

Outras sugestões:

 

·         Stevenson RE, Hall JG. Human malformations and related anomalies. Oxford University Press, 1th ed, 2006.

·         Jones KL (ed). Smith´s recognizable patterns of human malformations. Elsevier Saunders, 6th edition, 2006.

·         Harper PS. Pratical genetic counselling. Hodder Arnold, 7th ed, 2010.

·         Ionnidis JPA. Personalized genetic prediction: too limited, too expensive or too soon? Ann Intern Med 2009; 150:139.

·         Collins FS, Green ED, Guttmacher AE, and al. A vision for the future of genomics research. Nature 2003; 422:835-7.

·         Hastings R, de Wert G, Fowler B, and al. The changing landscape of genetic testing and his impact on clinical and laboratory services and research in Europe. Eur J Hum Genet 2012; 20: 911-6.

·         Pallet N, Thervet E. The genetics of kidney transplantation. Hum Genet 2011; DOT 1007//s00439-011 – 1092-8.

Hudson KL. Genomics, health care and society. N Engl J Med 2011; 365: 1033-41.

Método de ensino

Aulas teóricas / teórico-práticas

Com caráter expositivo e interativo entre alunos e professor; utilização de meios multimédia, demonstração de pesquisa científica, acesso a páginas web e utilização de software específico; apresentação e discussão de casos clínicos.

Dinamização da aula

No início do semestre cada aluno receberá um tema de Genética Médica para ir trabalhando com vista à elaboração do trabalho final da UC. Poderá contar com o apoio do docente no esclarecimento de dúvidas e na melhor forma de orientar o texto final.

O docente poderá dinamizar cada aula, recorrendo a espaços fora da Faculdade (por exemplo a consulta de Genética Médica e a visita a Unidades de Cuidados de Saúde), para exemplificação da temática leccionada (planificação condicionada a autorização da Faculdade e disponibilidade das Instituições).

Duração média

Cada aula terá uma duração média de 3h, considerando a primeira parte para apresentação teórica e o restante tempo para apresentação de casos e exemplificação do tema.

Estão programadas 15 aulas no 2º semestre

Método de avaliação

A avaliação é contínua. Haverá 3 momentos de avaliação – avaliação de grupo, avaliação individual de um trabalho escrito e avaliação individual de apresentação de um tema.

Os trabalhos de grupo incidem sobre temas das aulas, devendo os alunos organizar-se em grupos de 3-4 pessoas, escolher e trabalhar o tema e apresentá-lo, num formato de 5 minutos de apresentação/ 5 minutos de discussão.

A apresentação/discussão irá decorrer nos últimos 30 minutos de aula, entre a 5ª e a 13ª aula.

Elaboração de um trabalho escrito sobre tema de Genética Médica facultado pelo docente, nas primeiras aulas;

Apresentação oral de 10 minutos, do tema escolhido para o trabalho escrito. Caso o aluno frequente uma consulta de genética, deverá elaborar o relatório da consulta e apresentar oralmente esse relatório, ficando dispensado a apresentação do tema individual.

Conteúdo

Para alcançar os objetivos propostos e desenvolver as aptidões e conhecimentos sugeridos, os conteúdos programáticos desta UC distribuem-se por 3 grupos:

a)      Conhecimentos essenciais de genética, que incluem temas como:

Introdução à Genómica e Saúde Pública

Anotação genética /genómica; redes de organização e expressão do genoma

Mecanismos moleculares da doença genética

b)      Instrumentos de diagnóstico em genética médica

Farmacogenética e medicamentos órfãos

Testes genéticos: diagnóstico, predição, prevenção

Rastreio neonatal e no ciclo de vida: valor em Saúde Publica

Genética das doenças comuns e das doenças transmissíveis

Informação, literacia e aconselhamento genético

Aspetos éticos, legais e sociais

c)      Exemplificação de situações

Anomalias congénitas e doenças raras

Genética das doenças cardiovasculares

Genética do cancro familiar

Doenças genéticas de expressão tardia

Genética e comportamentos sociais: pobreza, mobilidade social, violência, etnias em Saúde Pública

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: