Pediatria (Estágio parcelar)

Objectivos

Conhecer as principais patologias da criança e adolescente em Portugal e no Mundo; saber os princípios gerais da atuação nas doenças mais comuns da criança e adolescente, incluindo urgências e emergências; Estabelecer comunicação com a criança ou adolescente e a família; efetuar a colheita de dados anamnésticos e o exame físico; reconhecer critérios de gravidade; interpretar exames complementares, discutir o diagnóstico, propondo orientação terapêutica; prescrever fármacos correntes; elaborar relatório clínico informativo, resumindo à família de forma compreensível e humanizada, o problema em causa, a terapêutica aconselhada e o prognóstico; compreender a importância de um comportamento adequado em ambiente hospitalar demonstrando assiduidade, pontualidade, rigor científico e integridade intelectual; desenvolver competências transversais como autonomia e capacidade de pesquisa, treino e desenvolvimento das qualidades de preletor.

Caracterização geral

Código

11146

Créditos

7

Professor responsável

Prof. Doutor Luis Manuel Varandas

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

•Amaral, João. Tratado de Clínica Pediátrica, 2ª ed. Lisboa: Abbott Laboratórios, 2013.
•Lissaeur, Tom; Clayden, Graham. Illustrated Textbook of Paediatrics, 5rd ed. Oxford: Mosby Elsevier, 2017.
•Marcdante, Karen; Kliegman, Robert. Nelson Essentials of Pediatrics, 8th ed., Philadelphia, Elsevier/Saunders, 2018.
•McInerny,TK; Adam, HM; Campbell, DE; DeWitt TG; Foy JM; Kamat DM, eds. American Academy of Pediatrics Textbook of Pediatric Care 2nd Ed. Elk Grove Village, IL: American Acadmy of Pediatrics, 2017.
•Kliegman, Robert;  Stanton, Bonita; Geme, Joseph; Schor, Nina; eds. Nelson Textbook of Pediatrics, 20th ed. Elsevier, 2015.
•Saúde Infantil e Juvenil: Programa-tipo de atuação. Direção Geral da Saúde, Norma 10/2013, 31/05/2013.

Método de ensino

O processo de ensino-aprendizagem efetua-se por blocos rotativos de quatro semanas num total de 120 horas de contacto com uma relação docente:aluno de 1:2. Os alunos serão integrados nas atividades assistenciais, de formação e investigação do local de estágio. Sempre que possível ser-lhe-ão atribuídos doentes segundo um modelo de medicina tutelada, com realização de histórias clínicas, notas de entrada e notas de alta, prática de técnicas e procedimentos, contacto com familiares e outros profissionais. Cada aluno frequentará, obrigatoriamente, o serviço de Urgência de Pediatria acompanhando o assistente. No final do estágio será realizado um seminário no qual serão apresentados, pelos alunos, temas pediátricos a definir em conjunto com o assistente.

Método de avaliação

A avaliação final é expressa de zero a 20 valores e será obtida pela média ponderada da avaliação contínua e da classificação do seminário; serão aprovados os alunos com nota final igual ou superior a 10 valores.

Conteúdo

Sem conteúdos programáticos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: