Saúde Mental (Estágio parcelar)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem constam do documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”. A nível das atitudes, procura-se que os estudantes internalizem um conjunto de preceitos relativos à prática médica, à relação inter-pessoal com doentes e famílias e à própria psiquiatria enquanto disciplina médica.
No que se refere aos conhecimentos e às competências, procura-se que os estudantes integrem no seu modelo de pensamento a perspectiva biopsicosocial, englobando não apenas as diferentes perturbações psiquiátricas, como também os aspectos psicológicos das doenças somáticas e os dados das ciências fundamentais com impacto no desenvolvimento de intervenções terapêuticas.

Assim, foram definidas as seguintes competências:
•Identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo.
•Identificar elementos patológicos na personalidade, comportamentos e relacionamento inter-pessoal.
•Situar o doente no seu contexto social, laboral e familiar.
•Avaliar as capacidades funcionais dos doentes.
•Identificar situações individuais e sociais de risco.
•Recolher, registar e elaborar a informação de modo a obter um diagnóstico global.
•Saber aplicar as regras básicas de referenciação de indivíduos com problemas de saúde mental.

Caracterização geral

Código

11147

Créditos

6

Professor responsável

Prof. Doutor Miguel Talina

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, 6th Edition. Londres, Oxford Medical Publications
http://oxfordmedicine.com/view/10.1093/med/9780199605613.001.0001/med-9780199605613
Instrumentos de avaliação psiquiátrica / Research tools:  MINI, MMSE
Documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”

Método de ensino

Nos primeiros dois dias do estágio o ensino é baseado em aulas teóricas (de conteúdo prático), que incluem os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:
Estudo e discussão de casos
Apresentação de vídeos
Resolução de problemas
Role playing 
Apresentações de temas (eg, estigma)
No restante período, o estágio é centrado na prática clínica em Psiquiatria e Saúde Mental (adultos e/ou pedopsiquiatria), decorrendo nos serviços protocolados com a NMS/FCM.

Método de avaliação

A avaliação é contínua, com discussão de um relatório de actividades no último dia do estágio.

Conteúdo

O estágio de Saúde Mental foca-se em duas dimensões principais: (i) actividade clínica nas áreas de psiquiatria de adultos e da pedopsiquiatria e (ii) sessões teórico-práticas. Os conteúdos estão descritos no documento “Graduate Outcomes of Portuguese Undergraduate Medical Education”. Os seminários teórico-práticos incluem os seguintes temas (leccionados em Português):
•Exame do Estado Mental
•Aplicação de entrevista diagnóstica estruturada
•Abordagem do doente em agitação psicomotora
•Abordagem do doente após tentativa de suicídio
•Avaliação das funções cognitivas
•Abordagem da questão do estigma em saúde mental

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: