Medicina Laboratorial
Objetivos
A UC Medicina Laboratorial tem por objectivo dotar os futuros médicos do nível de conhecimentos necessários para solicitar e interpretar, sem hesitação, exames complementares de laboratório para o diagnóstico e monitorização das situações clínicas de maior prevalência, em ordem a evitar erros de prescrição e interpretação, que configuram má prática clínica e descontrolo de custos.
São objecto da avaliação final os fundamentos fisiopatológicos e/ou técnicos, bem como a competência e a aptidão subjacentes ao objectivo proposto, isto é, a capacidade de seleccionar, prescrever e interpretar os exames complementares adequados às situações clínicas com que mais frequentemente o médico se depara no dia-a-dia, bem como os fundamentos técnicos e fisiopatológicos subjacentes às suas decisões no contexto de uma prática médica baseada na evidência.
Caracterização geral
Código
11160
Créditos
4
Professor responsável
Prof. Doutor José Cortez de Almeida
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
São disponibilizados regularmente, os conteúdos das aulas (PDFs), que apenas devem servir de orientação e não se pretende que constituam o único material de estudo. Realçando-se a importância fundamental da assistência às aulas, local privilegiado para o esclarecimento das matérias e eventuais dúvidas.
Tratando-se de uma UC que aborda temas transversais a várias especialidades médicas, não se propõem livros de textos específicos. Pode ser consultada a literatura existente no Moodle sobre os temas de algumas aulas e são fornecidas referências de artigos científicos que os alunos podem consultar.
Método de ensino
Aulas teóricas que se compõem de uma introdução fisiopatológica e/ou técnica do tema abordado e uma componente expositiva com eventual apresentação e discussão de casos clínicos, que se pretende o mais interactiva possível.
Método de avaliação
a) A única forma de avaliação é o exame escrito em plataforma electrónica (MedQuizz), que consta de 50 perguntas de resposta múltipla (só uma verdadeira), sem descontos, com o tempo de realização de 75 minutos. A classificação é feita de 0 a 20 valores, reprovam os alunos com avaliação inferior a 9.5 valores.
b) A revisão do exame escrito é presencial e encontra-se devidamente regulamentadas pelo Art.º 33 do Regulamento Pedagógico do Mestrado Integrado em Medicina (RPMIM)
c) As melhorias de classificação assumem a forma do exame escrito e efectuam-se nas 2as épocas de exame de acordo com Art.º 34 RPMIM.
d) O exame é calendarizado pelo Conselho Pedagógico da Nova Medical School da UNL
Conteúdo
O curso consta de 13 aulas teóricas onde, individualmente, se relacionam a fisiopatologia e/ou fundamentos técnicos indispensáveis à compreensão, valorização e hierarquização dos exames laboratoriais utilizados no rastreio, diagnóstico e monitorização de patologias com grande prevalência na prática clínica corrente.
No fim de cada semestre é ministrada uma aula sobre rudimentos de Medicina Transfusional.