Estágio Profissionalizante

Objectivos

De acordo com o Regulamento n.º 821/2016, publicado no Diário da República, 2ª se´rie, N.º 159 de 19 de Agosto de 2016, que contém o normativo do Mestrado Integrado em Medicina, da NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas, da Universidade Nova de Lisboa, a estrutura do 6.º ano inte-gra uma unidade curricular que é um estágio de natureza profissional, com um total de 54 ECTS.

O Estágio Profissionalizante e´ uma unidade curricular organizada por 6 Estágios Parcelares, em siste-ma de rotação nas várias áreas clinicas e que inclui uma prova pública de discussão de um relatório fi-nal de estágio.

Caracterização geral

Código

11161

Créditos

54

Professor responsável

Prof. Doutor Rui Maio

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

N/a.

Método de ensino

O Estágio Profissionalizante é um estágio de natureza profissional objeto de Relatório Final, discutido numa prova pública.
A prova pública é obrigatória e compreende a discussão de um relatório final de estágio elaborado para o efeito, integrando o conjunto de relatórios parcelares e uma reflexão crítica final.
Só poderão apresentar-se à prova pública os alunos que tenham concluído com aproveitamento to-dos os estágios parcelares do 6.º ano.

Relatório Final

A estrutura do relatório final é organizada por três elementos distintos:

-Elementos pré-textuais, onde se inclui, por exemplo, capa, epígrafe, dedicatórias, agradecimen-tos e índice;

-Elementos textuais, onde deverão constar uma introdução (em que o aluno explicita os objetivos do relatório e apresenta o fio condutor do mesmo), um corpo de trabalho (em que é feita uma síntese de todos os elementos considerados representativos do estágio) e uma reflexão critica fi-nal.
Na reflexão crítica final do relatório o aluno deverá relatar o cumprimento dos objetivos pessoais e específicos dos estágios e justificar o seu eventual não cumprimento.

Acrescente-se, ainda, que o aluno poderá, se desejar, incluir uma referência discriminativa sucinta e uma reflexão crítica acerca das Unidades Curriculares Opcional e Integradora, apesar de esta não constituir, em si mesma, uma componente do Estágio Profissionalizante.

Do relatório poderão ainda constar, os elementos valorativos realizados durante o 6.º ano, ou iniciados em anos anteriores, como trabalhos de síntese, trabalhos de investigação, ou outros trabalhos efetuados que, no entender do aluno, tenham relevância para o Relatório Final de Mestrado e que não tenham sido objeto de prévia avaliação e classificação;

-Elementos pós-textuais, deverão conter todos os elementos posteriores à parte textual como os   anexos e, caso existam, bibliografia, glossário e apêndices.

O Relatório Final deve ser formatado com base nas seguintes normas de processamento de texto:

-fonte Times New Roman, tamanho 12, ou Calibri, tamanho 11;
-espaçamento entre linhas deverá ser de 1,5;
-texto alinhado nas duas margens (justificado);
-margem esquerda: 2cm, margem direita: 2cm, margem superior: 2,8cm e margem inferior: 2,5cm;
-não poderá exceder quatro folhas A4 (8 páginas), considera-se a contabilização das páginas ape-nas nos elementos textuais.

As orientações sobre a prova pública de discussão do relatório final de estágio (regras e prazos sobre a entrega do relatório final e a sua apreciação) serão disponibilizadas na intranet (moodle) no decor-rer do 1º semestre.

Método de avaliação

a) Formas de avaliação:

 O regime de avaliação do Estágio Profissionalizante esta´ contemplado no Regulamento Pedagógico do Mestrado Integrado em Medicina, homologado em 4 de Agosto de 2016, pelo Diretor da NMS|FCM/UNL, após audição prévia e aprovação dos Conselhos Pedagógico e Científico;

 A avaliação do Estágio Profissionalizante integra a avaliação dos estágios parcelares e uma prova         pública de discussão do Relatório Final;

 O relatório final inclui o conjunto dos relatórios parcelares e uma reflexão crítica final;

 O cálculo da classificação final do Estágio Profissionalizante é efetuado pela média ponderada, pelos ECTS, das classificações obtidas em todos os estágios parcelares e no relatório final de estágio. A classificação do Estágio Profissionalizante será expressa numa escala numérica inteira de 0 a 20 valores, através da seguinte fórmula: 


CF=((Cx8)+(GOx6)+(Mx9)+(MGFx6)+(Px7)+(SMx6)+RFEx12))/54

Legenda:
C=Cirurgia (esta´gio parcelar); GO=Ginecologia e Obstetri´cia (esta´gio parcelar);
M=Medicina (esta´gio parcelar); MGF=Medicina Geral e Familiar (esta´gio parcelar); P=Pediatria (esta´gio parcelar); SM=Sau´de Mental (esta´gio parcelar); RFE=Relato´rio Final de Esta´gio.

Conteúdo

-Consultar as Fichas de Unidade Curricular dos vários estágios parcelares

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: