Medicina Desportiva

Objectivos

São objetivos desta Unidade que fornecer os conceitos mais importantes de intervenção da medicina desportiva e fazer a aprendizagem das bases bioquímicas e fisiológicas que orientam a atuação dos médicos nesta área.

Esperamos proporcionar aos alunos, pelos temas abaixo expostos uma perspetiva global da especialidade e o seu crescente impacto na sociedade.

São dados conceitos teóricos e em muitas aulas serão postos em contacto com profissionais e com os seus protocolos de atuação no terreno.

Caracterização geral

Código

11164

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Maria João Cascais

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Livro de Texto: Clinical Sports Medicine, Peter Brukner, Karim Khan, McGraw- Hill Medical; 4 edition (1 Jan 2012)

ISBN-10: 0070998131

ISBN-13: 978-0070998131

American College of Sports Medicine (alguns textos)

 

Site do IPDJ, documentos de legislação e de apoio

Textos de apoio de algumas aulas e aconselhados por eventuais colaboradores

Estarão disponíveis na plataforma moodle assim como os sumários e temas para discussão

Método de ensino

As aulas serão teóricas - praticas e terão uma duração de 1h e 50. A primeira hora será de exposição teórica e a segunda será discussão de um artigo relacionado com a aula ou a observação de um caso clínico. Haverá nalguns casos ensino tutorial com resolução de problemas.

 Sem prejuízo da organização os alunos serão convidados por pequenos grupos a contactar com uma Clínica, com eventuais treinos ou tratamentos de atletas quando julgado oportuno e com as necessárias autorizações.

Método de avaliação

Formas de avaliação:

Distribuída ao longo do semestre sendo 50% ao durante as aulas teórico-práticas e 50% por um teste de 20 perguntas de escolha múltipla, no final do semestre

 

Trabalhos a designar ao longo do semestre

Conteúdo

O conceito de medicina desportiva enquanto especialidade médica, inserida no contexto da saúde das populações, a ligação ao desporto de lazer e profissional, como adjuvante de terapêutica nas doenças crónicas, como aconselhar a pratica desportiva e quando. A discussão dos temas inclui contacto com especialistas em cada área através de ações expositivas e práticas.

Os temas são organizados por blocos de matéria de acordo com um esquema de formação pré-graduada na valência de medicina desportiva.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: