Psicologia Médica e Medicina Comportamental

Objetivos

O estudante deverá:

1)      Adquirir conhecimentos básicos sobre o comportamento humano e seus determinantes psicossociais em Medicina (na vertente clínica ou em saúde pública). Exemplos: dinâmicas comportamentais ligadas à promoção da saúde, ao risco de doença e à adaptação à doença; compreensão da pessoa (personalidade) em situação, ao longo da vida, recorrendo a modelos bio-psico-sociais e reconhecendo as matrizes familiares, ocupacionais e socioculturais.

2)      Desenvolver atitudes elementares de relação psicoterapêutica em Medicina, sensibilidade para os aspectos psicológicos da relação médico-doente e competências técnicas básicas de entrevista clínica e comunicação em contextos de saúde.

3)      Aplicar exemplos da evidência científica em Psicologia Médica/Medicina Comportamental (PMMC) a casos específicos.

4)      Praticar competências de exposição escrita e oral, aplicando conhecimentos de PMMC.

 

Retomam-se temas de UC anteriores (e.g. Introdução à Prática Clínica, Fundamentos de Neurociências, Famílias-Saúde e Doença), com enfoque nos aspectos psicológicos e em ligação às UCs clínicas de Psiquiatria e Saúde Mental, bem como Medicina Geral e Familiar.

Caracterização geral

Código

11184

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Manuel Gonçalves Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Principal:

-          Sumários dos conteúdos teóricos (Temas), com indicação das referências bibliográficas essenciais e, pontualmente, com sugestões de leitura suplementar).

-          Ayers S., de Visser R.: Psychology for Medicine and Healthcare. 2nd ed. Sage, 2018. ISBN: 9781473969285 (capítulos específicos indicados nos Temas).

Complementar:

-          Alder B., Abraham C., Van Teijlingen E., Porter M.: Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd ed. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009. ISBN: 978-0-443-06787-7

-          Ayers S., de Visser R (2018). ISBN: 9781473969285 (restantes capítulos).

-          Fadem B.: Behavioral Science in Medicine. 2nd edition. Baltimore, Lippincott Williams & Wilkins, 2012. ISBN: 978-1-60913-664-2

-          Wedding D., Stuber M.L.: Behavior & Medicine. 5th Edition. Hogrefe Publishing, 2010. ISBN: 978-0-88937-375-4 

N.B. Abstracts are provided for each lecture, expanding topics that may not be fully covered in the main text. Some will suggest additional readings.

Método de ensino

O programa inclui aulas teóricas (a. expositivas, introduzindo a bibliografia seleccionada e sistematizando conceitos, ou b. apresentando estudos/artigos em PMMC, com foco na aplicação clínica), teórico-práticas (discutindo casos/vídeos e ilustrando a aplicabilidade dos conceitos) e práticas não clínicas (treinando competências em técnicas de entrevista e comunicação clínica, mediante role-play/autoscopia).

Método de avaliação

A avaliação compreende (ressalvadas as excepções regulamentares) três parcelas, cada uma classificada de 0 a 20 valores:

1)      Avaliação contínua (decorre nas aulas práticas; foca-se, embora não exclusivamente, nas competências relacionadas com o tema 7 dos conteúdos programáticos): representa 30% da nota final, sendo necessário um mínimo de 10 valores nesta componente para aprovação na UC;

2)      Avaliação periódica (na última semana de aulas; incide na discussão de um ensaio escrito previamente entregue): representa 20% da nota final, não havendo um mínimo necessário para aprovação na UC;

3)      Avaliação final (exame, escrito na 1ª época e oral na 2ª época/época especial): incide nos conteúdos das aulas teóricas expositivas e teórico-práticas, cobrindo todos os conteúdos programáticos): corresponde a 50% da nota final, sendo necessário um mínimo de 9,45 valores (ou 10 valores na 2ª época/época especial) para aprovação na UC.

A classificação rege-se pelo Art.º 15º do Regulamento Pedagógico. A nota final resulta da soma das classificações das três componentes da avaliação, conforme a fórmula:

Avaliação contínua x 30% + Avaliação periódica x 20% + Avaliação final x 50%.

Conteúdo

(1)   Contribuições da Psicologia para a prática médica. Modelos do funcionamento mental (modelos psicodinâmico, cognitivo-comportamental, sistémico e bio-psico-social; modelos neurobiológicos)

(2)   Aprendizagem, processos cognitivos, motivação e emoções em contextos clínicos e de saúde pública. Personalidade.

(3)   Desenvolvimento humano e ciclo vital.

(4)   Comportamentos, saúde e doença. Stress e coping (exemplo: stress em Medicina e burnout profissional). Adaptação à doença e à incapacidade. Reacções psicológicas à hospitalização e cuidados de saúde. Efeito placebo. Doença terminal, morte e luto em Medicina.

(5)   Saúde e doença na matriz familiar. Impacto da doença na família e factores familiares com influência no curso das doenças.

(6)   Saúde e doença na matriz laboral e na matriz sociocultural. Aspectos psicológicos de doenças específicas (e.g. cardiovasculares, cerebrovasculares).

(7)   Aspectos avançados de comunicação em saúde e relação médico-doente. Situações difíceis (por exemplo, dar ‘más notícias’). Adesão aos tratamentos. Entrevista motivacional e mudança de comportamentos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: