Ginecologia e Obstetrícia
Objetivos
O
A Ginecologia e Obstetrícia deverá ser entendida como a medicina da mulher. Assim, os objetivos desta UC são a aquisição de conhecimentos, atitudes e práticas que visem a promoção da saúde e a prevenção da doença, tendo em conta as especificidades socioculturais de cada mulher.
No final da UC os alunos deverão ter adquirido:
· Conhecimentos sobre: alterações do ciclo menstrual, rastreios em ginecologia, planeamento familiar, aconselhamento pré-concecional, vigilância da gravidez, aspetos fundamentais das patologias obstétricas e ginecológicas mais frequentes.
As seguintes competências: capacidade de realizar a anamnese e o exame objetivo ginecológico e obstétrico; realizar colheitas para esfregaços cervicais e interpretar exames complementares de diagnóstico em obstetrícia e ginecologia; acompanhar uma gestação normal e identificar uma gravidez de risco; avaliar sinais de início do trabalho de parto e do puerpério normal; estabelecer um plano de investigação, formular hipóteses de diagnóstico e propor terapêutica para situações correntes em ginecologia e obstetrícia; reconhecer situações de urgência obstétrica e ginecológica.
Caracterização geral
Código
11185
Créditos
8
Professor responsável
Prof.ª Doutora Fátima Serrano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Obstetrics and Gynecology 8ª ed, 2018. Beckmann et al (ACOG). Wolkers Kluer. ISBN 978-1496353092
Medicina Materno-Fetal 5ª ed, 2017. Luís Mendes da Graça. Lidel Edições Técnicas, Lda. ISBN9789897522888
Programa Nacional para a vigilância da gravidez de baixo risco - www.dgs.pt (Pgs 24-29; 33-50; 52-62; 69-75; 80-89)
Saúde Reprodutiva / Infertilidade (Orientações/DGS) www.dgs.pt
Saúde Reprodutiva /Planeamento Familiar (Orientações/DGS) www.dgs.pt
Consenso sobre Contraceção - Sociedade Portuguesa de Contraceção. www.spdc.pt
PDF de diapositivos de aulas teóricas disponibilizados na Intranet da FCM (MOODLE).
Textos de apoio disponíveis na Intranet da FCM (MOODLE)
Método de ensino
A unidade curricular é semestral e envolve o ensino ministrado em aulas teóricas, aulas de simulação, workshops e uma componente hospitalar essencialmente prática.
Aulas teóricas: 28 aulas (dois períodos de 50 min/semana cada), expositivas sobre um tema e dirigidas a todos os alunos do semestre.
Workshops, seminários e aulas de simulação (2h a 2h 30 min de duração): envolvem a discussão de temas e casos clínicos e a simulação de procedimentos básicos com o apoio de modelos anatómicos. Os seminários constam da apresentação pelos alunos de temas e trabalhos originais de obstetrícia e ginecologia, com discussão supervisionada pelos assistentes.
Componente prática-clínica: os alunos acompanham os respetivos assistentes na sua atividade clínica diária, incluindo o serviço de Urgência. A relação prevista docente/aluno é de 1/3.
Método de avaliação
A avaliação teórica (50 % da nota final) é realizada no final do semestre através de um exame de escolha múltipla. A avaliação contínua contribuirá para 50 % da nota final; a descrição mais pormenorizada da avaliação encontra-se descrita adiante.
Para a aprovação na UC é obrigatória a classificação mínima de 9,5 valores em cada um dos componentes de avaliação. A reprovação na componente prática inviabiliza a realização da prova teórica.
Conteúdo
Fisiologia do Ciclo Menstrual e da Unidade feto-placentária. Adaptação fisiológica à gravidez. Crescimento fetal. História clínica em ginecologia e obstetrícia. Aconselhamento pré-concecional. Vigilância da gravidez normal. Gravidez múltipla. Rastreio e diagnóstico pré-natal. Hemorragias da I metade da gravidez. Parto pré-termo. Rotura prematura pré-termo de membranas. Infeções e gravidez. Hemorragias II metade da gravidez. Doença hipertensiva, renal, cardíaca, endocrinológica e gravidez. Anemia e gravidez. Parto e trabalho de parto: vigilância fetal; assistência ao parto eutócico e distócico; puerpério. Saúde Sexual e reprodutiva. Alterações do ciclo menstrual: amenorreias e hemorragia uterina anómala. Dor e infeção em Ginecologia. Patologia do Pavimento Pélvico. Infertilidade e Endometriose. Menopausa. Rastreio e cancro ginecológico. Patologia Mamária.