Especialidades Médicas e Cirúrgicas I

Objetivos

Na EMC1 os alunos devem receber os conhecimentos que lhes permitam na área da Medicina Interna e das especialidades incluídas neste ano:

 

1.        Diagnosticar, tratar e seguir a evolução das patologias mais frequentes do foro da Medicina Interna e das especialidades que não exijam o emprego de técnicas específicas das especialidades referidas;

2.        Saber reconhecer situações que pela necessidade do emprego de técnicas de diagnóstico e/ou terapêuticas mais específicas, deverão encaminhar atempadamente para as Especialidades;

3.        Diagnosticar situações de urgência e saber instituir as medidas terapêuticas mais indicadas.

4.        Conhecer ainda que sumariamente as patologias mais raras.

Caracterização geral

Código

11186

Créditos

15

Professor responsável

Prof. Doutor Jaime da Cunha Branco

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

-        Harrison’s – Principles of Internal Medicine

-        Braunwald E, et al

-        McGraw-Hill, 2005

-        Bates’ Guide to Physical Examination and History Taking.

-        Ed Lynn S. Bickley.

-        Lippincott. 2004

-        Principles and Practice of Infectious Diseases

-        Mandell, et al

-        Wiley Medical Publication

Método de ensino

As Aulas Teóricas são 36.

As Aulas práticas e teórico-práticas decorrem das 08h30h às 13h, de 2ª a 6ª feira, durante 10 semanas por turma.

Medicina interna: 4 semanas

Infecciologia: 2 semanas

Neurologia: 2 semanas

Ortopedia / Reumatologia: 2 semanas

Medicina Física e Reabilitação: terá apenas ensino teórico.

 

ESTRATÉGIAS:

Integração (Introdução) dos alunos na prática do trabalho de enfermaria;

Promoção do seguimento de doentes em ambulatório;

Frequência tutelada de bloco operatório, consulta externa, urgências internas e/ou serviço de urgência externa (quando possível); Hospital de dia

Método de avaliação

A avaliação final dos alunos inclui uma avaliação contínua e uma avaliação teórica, ambas com o mesmo peso e eliminatórias.

A avaliação contínua assente na capacidade de discussão de histórias clínicas, execução de manobras do exame objetivo, execução e interpretação de exames complementares, trabalhar em equipa, outras atividades do estágio e assiduidade.

A avaliação Teórica é um teste de escolha múltipla.

Conteúdo

Doenças cardiovasculares

Doenças metabólicas

Febre e infeções

Doenças do sangue

Doenças respiratórias

AVS e coma

VIH/SIDA

Anti-Infecciosos

Virulência Microbiana & Defesas do Hospedeiro

Malária / Doenças de Importação

Doenças Emergentes

Hepatites Víricas

Rickettsioses, Febre Q e Leptospirose

Infecções SNC

Brucelose

DST

Diarreias

Exame neurológico

Queixas cognitivas

Epilepsia e Síncope

Estado Confusional

D. Movimento

Neuropatias

Cefaleias

Sinais Focais no Adulto Jovem

Princípios gerais de MFR

Agentes físicos

Técnicas de Fisioterapia e reabilitação respiratória

Ajudas técnicas

Síndrome de imobilização

Síndrome de fragilidade do idoso

Reabilitação reumatológica, neurológica e ortopédica

Ortopedia Infantil

Deformidades Congénitas

Infeções Osteoarticulares

Tumores ósseos

Ortopedia do Adulto

Traumatologia

História Clínica, Exame objetivo e ECD

Doenças Osteo-Metabólicas, Osteoartrose e Artropatias Microcristalinas

Doenças Reumáticas Inflamatórias e Sistémicas

Síndromes Músculo-Esqueléticos Difusas e Regionais

Raquialgias

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: