Projeto de Investigação

Objectivos

O objectivo desta UC é proporcionar á aquisição de conhecimentos e competências associados à prática da investigação científica. Os objectivos específicos da UC Incluem:

- Planear e executar o trabalho experimental que permita testar hipóteses ou modelos que respondam a questões científicas concretas e relevantes para as ciências da vida e da saúde;

 - Produzir, analisar e organizar de forma crítica e objetiva os resultados experimentais obtidos;

 - Comunicar e discutir os resultados obtidos estabelecendo a sua relevância face ao estado atual do conhecimento e o seu impacto para o avanço das ciências ou das tecnologias;

- Apresentar, na forma escrita e oral, os resultados das experiencias realizadas integrando-as no contexto mais lato do projeto de investigação em que se inserem, enunciando de forma clara mas sucinta, as principais conclusões dos trabalhos realizados, as principais limitações ou fragilidades dos métodos ou técnicas utilizados e propor estratégias alternativos sempre que adequado.

Caracterização geral

Código

11197

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Paulo Pereira

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

A bibliografia será disponibilizada ao longo da UC e os estudantes serão orientados no sentido de realizarem pesquisa bibliográfica que lhes permita executar, apresentar e discutir o seu projeto de investigação.

Método de ensino

As metodologias de ensino adoptadas consistem numa combinação de aulas teórico-práticas e de aulas práticas clínicas e/ou não clinicas.

As aulas teórico-práticas correspondem a sessões em que os estudantes devem expor e discutir, numa fase inicial, o projeto que se propõe realizar, destacando os seus objectivos, enunciando os principais resultados a alcançar e os meios e técnicas disponíveis para os obter. Numa fase final, os estudantes devem apresentar e discutir os principais resultados e conclusões do projeto desenvolvido tendo em conta os objectivos definidos para a UC.

As aulas práticas correspondem ao trabalho de investigação realizado pelo estudante sob a supervisão de um tutor especialmente designado para o efeito.

Método de avaliação

Avaliação:

Classificação proposta pelo tutor responsável pelo acompanhamento do estudante: 40%

Relatório escrito sobre o projeto desenvolvido: 40%

Apresentação e discussão do projeto de investigação: 20%

Conteúdo

Genericamente, os estudantes devem participar no desenho, execução e apresentação de um projeto de investigação. Os projetos são selecionados no início do semestre lectivo a partir de uma lista de projetos de investigação disponíveis na FCM ou em laboratórios ou serviços clínicos que lhe estejam associados. O regente e a equipa docente devem assegurar que os projetos propostos e disponíveis para receber estudantes reúnem as requisitos, meios e competências adequadas aos objectivos da UC.  O investidor responsável pelo projeto (ou alguém por ele designado) funcionam como tutor do estudante durante o período de realização do projeto.

Os estudantes devem participar ativamente nas atividades regulares dos laboratórios/ serviços onde realizem os seus projetos de investigação (por exemplo “lab meetings”, “Journal Clubs” ou outras que lhe sejam equivalentes)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: