Escrita de casos clínico-patológicos
Objetivos
A Unidade curricular tem como principal objectivo dotar/melhorar as capacidades de comunicação, através da escrita de artigos científicos do tipo casos clínico-patológicos (case-report).
São objectivos específicos da aprendizagem, que o aluno no final do semestre, seja capaz de:
1. Conhecer os tipos de comunicações médicas
2. Conhecer as regras éticas e os tipos de plágio
3. Desenvolver as aptidões de pesquisa e investigação da literatura adequada
4. Saber interpretar o processo clínico e os exames complementares de diagnóstico
5. Saber descrever um caso clínico-patológico
6. Saber discutir um caso clínico-patológico
7. Estruturar e apresentar o caso sobre a forma de comunicação escrita
8. Saber utilizar os mecanismos e processos de submissão do artigo cientifico sob a forma de caso clínico-patológico a uma Revista Médica
Caracterização geral
Código
11201
Créditos
3
Professor responsável
Prof.ª Doutora Ana Félix
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
A disponibilizar brevemente
Pré-requisitos
Conhecimentos em Medicina e em Anatomia Patológica
Capacidade de escrever em inglês
Bibliografia
Estarão disponíveis no site do Departamento:
Artigos sobre a escrita de artigos científicos.
Os pdfs das aulas teóricas.
Exemplos de casos clinico-patológicos na literatura
Exemplos dos artigos escritos no ano lectivo anterior
Método de ensino
Serão seleccionados um conjunto de casos clínico-patológicos com características que permitam a sua publicação e elaborada uma lista a ser divulgada aos alunos na primeira aula teórica. A lista terá as seguintes indicações sobre os casos: área científica do caso clínico-patológico, docente responsável pelo caso e hospital onde serão as aulas práticas.
A escolha do caso clinico-patológico a estudar e a escrever será feita pelos alunos (se não houver acordo, será por sorteio)
Em edições anteriores desta UC foram já publicados dois artigos por extenso e 7 comunicações científicas em congressos em revistas indexadas na Pubmed.
O ensino da disciplina inclui:
I. Aulas teóricas de introdução (2h)
Estas aulas destinam-se a transmitir elementos básicos e práticos para a preparação de um artigo científico; para a submissão de artigos científicos para publicação e para relembrar regras fundamentais éticas e deontológicas da actividade médica aplicáveis na escrita de artigos científicos.
Tópicos da introdução teórica:
tipos de comunicações médicas
processos de submissão do artigo cientifico
tipos de pesquisa e investigação da literatura
regras éticas e deontológicas
tipos de plágio
II. Aulas práticas num dos Hospitais (ver locais de ensino prático).
O estudo do caso clinico-patológico será feito orientado pelo docente responsável, num dos Hospitais. Nessas aulas práticas o aluno, em conjunto com um Assistente, deverá fazer
a análise, a interpretação e a discussão de caso clínico-patológico,
que inclui o estudo do processo clínico de um doente (história clínica, exames laboratoriais, radiológicos e anátomo-patológicos - registo macroscópico, e as preparações histo-patológicas).
a revisão da literatura sobre o tema
a elaboração da proposta de um artigo científico que relate os elementos e faça a discussão desses elementos à luz dos conhecimentos científicos actuais.
a submissão do artigo escrito a uma revista científica com revisores científicos de preferência indexada.
São objectivos específicos de aprendizagem prática:
Aprender a valorizar os achados lesionais e correlacioná-los com a informação clínica
Promover a descrição rigorosa dos elementos principais constitutivos de um caso clínico-patológico.
Praticar a elaboração de uma epicrise
Aplicar os conhecimentos básicos das diferentes áreas da patologia a situações concretas, e efectuar a explicação dos mecanismos patogénicos e da expressão sintomática das doenças, nomeadamente no processo de correlação da informação clínica (sintomas, sinais, dados laboratoriais) com a expressão morfológica das doenças.
Promover a interdisciplinaridade com outras especialidades médicas.
Contribuir para o conhecimento científico através da escrita de artigos científicos sobre casos clínico-patológicos.
Organização do ensino prático:
1. Cada aluno terá um plano de trabalho estruturado para todas as aulas práticas
2. Preparação do seminário final para apresentação do caso clinico
Método de avaliação
A nota final será obtida do seguinte modo:
Avaliação contínua pelo docente responsável (20%)
Entrega do texto escrito do caso clínico-patológico formatado para publicação numa Revista Científica, à escolha entre o docente e discente (60%).
data de entrega: cerca de duas semanas ANTES das datas fixadas pelo calendário escolar para a avaliação final da UC.
Discussão oral num júri com 3 elementos do caso clínico-patológico(20%)
consta dos seguintes pontos:
apresentação do artigo científico (10 min.) feita pelos autores (discentes) em formato de tipo power point
avaliação oral
discussão crítica do artigo
perguntas sobre aspectos clínicos, laboratoriais, anátomo-patológicos e ainda referentes aos aspectos teóricos abordados no artigo científico.
Conteúdo
Elementos básicos do conhecimento teórico e prático para a preparação de um artigo científico para submissão a uma revista médica para publicação e das regras fundamentais éticas e deontológicas da atividade médica aplicáveis na escrita de artigos científicos. Ensino e escrita de um artigo científico.