Mecanismos moleculares de doença

Objectivos

A unidade de curricular Mecanismos Moleculares de Doença (MMD) tem como objetivo máximo a integração de conhecimentos sobre mecanismos moleculares de doença com a prática clínica, e assim promover o interesse na investigação de translação e clínica e o domínio das fronteiras do conhecimento sobre as bases biológicas da patologia.
As aulas teóricas são descritivas e têm como objetivo que os estudantes compreendam e discutam os mecanismos moleculares subjacentes a cada tema. Seguem-se as aulas práticas onde os alunos cumprem duas tarefas; individualmente desenvolvem uma monografia sobre um mecanismo de doença e em grupo exploram uma questão científica pertinente de onde resulta um pequeno projeto de investigação. No final do semestre cada grupo apresentará o seu trabalho. Pretende-se que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos, que tenham a capacidade crítica e de discussão científica bem como a capacidade de adquirir as ferramentas necessárias para procurar a literatura científica relevante perante temas de vanguarda.
Esta UC permitirá aos estudantes desenvolverem várias competências, tais como conhecimentos na área dos mecanismos moleculares subjacentes às patologias crónicas mais frequentes e na sua translação para a clínica. Pretende-se ainda desenvolver a capacidade de análise e apresentação de temas científicos, com frequente utilização em língua inglesa.

Caracterização geral

Código

11207

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Miguel Seabra

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

Livros Gerais:
Robbins and Cotran. Pathologic basis of disease. 9th edition, Elsevier
Jeannette Naish and Denise Syndercombe Court. Medical sciences. 2nd edition Elsevier
Neville Woolf. Cell, Tissue and disease: the basis of pathology. 3th edition W. B. Saunders.

Doenças Raras:
Adam MP, Ardinger HH, et al., editors. GeneReviews® [Internet]. Seattle (WA): University of Washington, Seattle; 1993-2015. Available from: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK1337/

Base de Dados de doenças raras:
- Orphanet (www.orpha.net/)
- NORD (https://rarediseases.org/)
- EURORDIS (http://www.eurordis.org/)

Oncobiologia
Mendelsohn, Gray, Howley, Israel and Thompsom. The Molecular Basis of Cancer. 4th Edition. Elsevier, saunders.

Método de ensino

Aulas de seminários de 8 temas de mecanismos moleculares de doença e abordagem científica. É obrigatória a presença na aula teórica para a turma prática do mesmo tema. Cada aluno terá de apresentar um trabalho escrito, designado de monografia individual, detalhando um mecanismo molecular de doença à escolha. Estas aulas de seminários são intercaladas com aulas teórico-práticas que têm no máximo 4 grupos de 4 alunos por turma. Cada grupo tem que escolher um tema específico dentro da área escolhida e definir uma pergunta científica adequada associada a um mecanismo molecular de doença e desenhar um projeto de investigação. Estas aulas são tutoradas no sentido de ajudar os alunos a pensar e “desenhar” o trabalho escolhido. Os alunos no fim têm 15 min para apresentar o trabalho em PowerPoint com 5 min de discussão. No final dessa sessão, serão escolhidos os melhores trabalhos por tema para serem apresentados no workshop final.

Método de avaliação

A avaliação da UC será feita pela modalidade de avaliação distribuída sem avaliação final.

Componentes de avaliação:

Monografia individual. 

Proposta de Projecto.

Avaliação contínua.


Classificação final e peso relativo das 3 componentes.
Esta avaliação é quantitativa de 0 a 20 valores. Com uma classificação superior a 9,5 valores, o aluno é aprovado, inferior é reprovado.
Uma classificação mínima de 9,5 valores é requerida em todas as 3 componentes da avaliação distribuída. Nota inferior a 9,5 valores leva a reprovação.

Peso relativo das componentes de avaliação:
Monografia Individual – 35%
Proposta de Projecto – 50%
Avaliação contínua – 15%

Os alunos que reúnam condições para a época especial serão sujeitos a exame oral.

Conteúdo

Investigação em Medicina
Envelhecimento e doenças ligadas à idade
Doenças neurodegenerativas
Diabetes
Inflamação crónica
Oncobiologia
Doenças Raras
Novas Terapias

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: