Pediatria
Objetivos
Definidos em termos de produtos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) e que serão objecto de avaliação.
Diagnosticar, saber orientar e tratar as doenças e situações patológicas mais frequentes e graves em Pediatria do ambulatório e do internamento nomeadamente: patologia respiratória, neurológica, nefro-urológica, cardiovascular, metabólica, gastrointestinal, renal, hematológica, infecciosa, endocrinológica, perinatal, neonatal e patologia cirúrgica corrente.
Reconhecer e saber orientar situações de urgência/ emergência como choque, coma, traumatismos, emergências cirúrgicas, falência respiratória, desidratação.
Saber prescrever antibióticos e outros medicamentos, solutos orais e endovenosos;
Conhecer e saber utilizar as diferentes vias de administração de medicamentos: oral, endovenosa, intraóssea.
Conhecer e ter praticado procedimentos na área da reanimação pediátrica e neonatal.
Conhecer as bases dos cuidados paliativos pediátricos.
Saber preparar e apresentar um estudo em público e responder a questões
Caracterização geral
Código
11211
Créditos
8
Professor responsável
Prof.ª Doutora Maria Teresa Neto
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Bibliografia
Os diapositivos das aulas são disponibilizado aos alunos no Moodle. Os diapositivos são um guia para o Professor dar a aula e não constituem, só por si, material de estudo. Os alunos devem ler os capítulos do principal livro de texto, o Tratado de Pediatria de JM Videira Amaral. Outras obras, indicadas abaixo, são aconselhadas para aprofundar alguns temas. Os Docentes podem ainda indicar artigos de interesse para o tema em estudo.
- Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2013
· Orientação Diagnóstica
· Terapêutica Pediátrica
· Cirurgia Pediátrica José Luis Martins. Manole, 2007
· Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone.
· Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby.
· Nelson Textbook of Pediatrics (Richard E Behrman, Robert M Kliegman, Eds.). WB Saunders Company. Philadelphia, 2004
· Paediatric Clinical Examination (Dennis Gill, Niall OBrien). Ed. Churchill Livingstone.
· Manual of Neonatal Care (JP Cloherty, EC Eichenwald, AR Stark Lippincot Williams & Wilkins Philadelphia, 2004.
Pediatric Surgery Handbook ( download gratuito ) http://home.coqui.net/titolugo/handbook.htm
Método de ensino
· Aulas teóricas em cada semestre haverá 42 aulas teóricas de 50 minutos, abrangendo a principal patologia pediátrica. Será oferecido aos Docentes a possibilidade de disponibilizarem aulas em sistema de e-learning caso entendam que o tempo é curto para a matéria que deve ser dada. Neste caso, o tempo destinado a cada especialidade será mantido e destinado a tirar dúvidas e a discutir problemas e casos clínicos.
· Aulas teórico-práticas serão aplicadas sobretudo na área da cardiologia pediátrica a grupos de cerca de 10 a 12 alunos. É de admitir aulas semelhantes noutras áreas nomeadamente neonatologia.
· Aulas práticas clínicas decorrerão das 9 às 13h em enfermaria ou em contexto de serviço de urgência/consulta.
· Aulas práticas não clínicas aulas de simulação e técnicas a grupos de cerca de 7 a 8 alunos para revisão de situações clínicas com treino de técnicas e procedimentos.
· Seminários o grupo de alunos afetos a um Assistente deve apresentar um trabalho original da sua escolha no final do período de estágio. Os melhores trabalhos poderão ser submetidos a comunicação livre no Congresso Nacional de Pediatria.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos é baseada na avaliação distribuída ao longo do período de estágio e num exame final. Cada uma destas formas de avaliação contribui para 50% do total e cada uma delas é eliminatória. Um aluno com classificação inferior a 9,5 na prática não poderá ir ao exame escrito. Um aluno com aprovação na prática e nota inferior a 9,5 no exame escrito também reprova.
Conteúdo