Medicina narrativa

Objetivos

A UC visa dar formação avançada sobre o papel, a importância e os limites das narrativas e da comunicação no encontro clínico, cruzando saberes e procurando contribuir para práticas terapêuticas eticamente conscientes. Destinado tanto a estudantes, investigadores e profissionais da área da saúde como a estudantes e investigadores das Humanidades, tem como um dos seus objectivos primários a aquisição de conhecimentos relativamente ao recente conceito de Medicina Narrativa bem como dos respectivos métodos e práticas (Charon 2006; Hurwitz 2011). Também visa desenvolver nos estudantes (especialmente os da área da saúde) estratégias comunicativas e de autoconsciência como instrumentos facilitadores da sua prática. O público-alvo são estudantes oriundos das seguintes instituições da ULisboa: FLUL, FMUL and ESEL e da FCM – UNova Lisboa (a frequentá-la como curso pós-graduado), e profissionais de saúde e outros (a frequentá-la como Curso Livre).

Caracterização geral

Código

11214

Créditos

3

Professor responsável

Prof.ª Doutora Isabel Fernandes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

ATTRIDGE, Derek. The Singularity of Literature. London and New York: Routledge, 2004.

CAREL, Havi, Illness: The Cry of the Flesh, Durham: Acumen, 2008.

CASSEL, E.J. The Nature of Suffering and the Goals of Medicine. Oxford, Oxford University Press, 2004. (2nd ed)

CHARON, R. Narrative Medicine. Honoring the Stories of Illness. Oxford, Oxford Univ. Press, 2006.

ENGEL, John D., Joseph Zarconi, Lura L. Pethtel, Sally A. Missimi. Narrative in Health Care: Healing Patients, Practitioners, Profession, and... Oxford: Radcliff Publishing, 2008.

FELDMAN, M.D., CHRISTENSEN, J.F. (Eds.) Behavioural Medicine. A Guide for Clinical Practice. NY: McGraw-Hill, 2008 (3rd ed).

FERNANDES, I. et al. Contar (com) a Medicina. Lisboa: Edições Pedago, 2015.

FOUCAULT, M. (1977 [1985]) Microfísica do Poder (tradução por Roberto Machado). Graal: São Paulo.

FRANK, Arthur W. (1995) The Wounded Storyteller. Chicago: The Univ. of Chicago Press, 2013.

HELL, D., Soul hunger. The feeling human being and the life sciences. Einsiedeln: Daimon Verlag, 2010.

JURECIC, Ann, Ilness as Narrative, Pittsburgh: Pittsburgh UP, 2012.

ROCHA, Clara. A caneta que escreve e a que prescreve. Lisboa: Babel, 2011.

RUDNYTSKY, PL Charon, R. Psychoanalysis and Narrative Medicine. Albany. NY: State Univ. of New York Press, 2008.

ZANER, Richard. Ethics and the clinical encounter. Michigan: Prentice Hall, 1988.

 

Método de ensino

Aulas teórico-práticas

Método de avaliação

a) Formas de avaliação:

A avaliação processa-se ao longo do semestre do seguinte modo: cada estudante realiza uma ficha no final de cada módulo (respeitante aos conteúdos lecionados) e sujeita a avaliação qualitativa (30%); realiza ainda um trabalho final de cerca de 15 páginas, num módulo à sua escolha e sujeito a avaliação quantitativa (70%).

b)   critérios de avaliação

Se a assiduidade for um componente da avaliação, deverá:

Todos os alunos a frequentar a UC como UC de pós-graduação deverão ter uma assiduidade regular, não podendo obter aproveitamento se faltarem a mais do que 5 sessões.

c) Validade das avaliações práticas dos anos letivos anteriores - NA

d) Calendarização das avaliações (a divulgar pelo Conselho Pedagógico) - NA

As avaliações ficarão disponíveis trinta dias após a conclusão das aulas.

 

e) Procedimentos para revisão de prova - NA

 

Conteúdo

 Trata-se da primeira unidade curricular interdisciplinar em MN em Portugal. Envolve docentes oriundos de várias instituições de ensino e investigação, mas todos membros do projecto Narrativa e Medicina. Propõe-se proporcionar formação avançada aos estudantes de Medicina e a outros profissionais de saúde.

Módulos:

Mod. 1 – Literatura

Mod. 2 – Narrativa e comunicação

Mod. 3 – Filosofia

Mod. 4 – Enfermagem

Mod. 5 – Medicina

Mod. 6 – Ética

Mod. 7 – Sociologia

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: